Raimundo Cela é homenageado em seminário virtual do Salão de Abril

Ao todo, são três debates que compõem a programação, orientados pelo campo do "trabalho"

A programação do Salão de Abril estende suas homenagens ao pintor, gravador e professor sobralense Raimundo Cela para o ambiente virtual. Entre agosto e setembro, o principal salão das artes do Ceará será contemplado com o “Seminário do 72º Salão de Abril”, com debates transmitidos no canal da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) no YouTube. O primeiro debate, intitulado “O corpo do trabalhador na obra de artistas latino-americanos”, se inicia nesta quarta-feira, 18, às 18 horas.

O tema das ações do seminário leva em consideração a obra de Cela, que abordava a representação de trabalhadores por meio da pintura de vaqueiros, artesãos, pescadores, operários e jangadeiros. Ao todo, são três debates que compõem a programação, orientados pelo campo do “trabalho”. Nas mesas-redondas serão destacadas a relevância de se compreender a arte como um lugar de trabalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Integram as mesas os artistas Diego de Santos, Virgínia Pinho e Ana Mundin, as curadoras da mostra Ana Cecília Soares, Luciara Ribeiro e Luise Malmaceda e os pesquisadores Delano Pessoa, Bruno Pinheiro, Maria Angélica Melendi e Rafael Domingues.

Em sua 72ª edição, o Salão de Abril homenageia Raimundo Cela. A mostra apresenta 35 produções artísticas entre instalações, pinturas, videoartes, fotografias, desenhos e outras linguagens. O valor da premiação será dividido entre todos os artistas participantes. A exposição está aberta para visitação no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim até 16 de setembro.

Confira a programação

Mesa 1: “O corpo do trabalhador na obra de artistas latino-americanos”
Quando: quarta-feira, 18 de agosto, às 18 horas
Palestrantes: Ana Cecília Soares (mediadora), Maria Angélica Melendi e Virgínia Pinho.

Mesa 2: “Do trabalho como tema ao artista como trabalhador nas modernidades de Raimundo Cela, Miguel Bakun e Heitor dos Prazeres”
Quando: 25 de agosto, às 19 horas
Palestrantes: Luise Malmaceda (mediadora), Bruno Pinheiro e Delano Pessoa

Mesa 3: “Trabalho e pandemia: da exaustão à precariedade do trabalhador das artes”
Quando: 8 de setembro, às 19 horas
Palestrantes: Luciara Ribeiro (mediadora), Ana Mundin, Diego de Santos e Rafael Domingues

Seminário do 72º Salão de abril

Quando: 18 e 25 de agosto e 8 de setembro
Onde: Secultfor no YouTube

Exposição 72º Salão de Abril
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; no sábado, das 9 às 16 horas; até 16 de setembro
Onde: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632, Centro)

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

seminário raimundo cela salão de abril programação debates secultfor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar