Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Novelas da Turquia? Conheça 8 produções para maratonar no streaming

As produções turcas são uma aposta dos streamings, que disponibilizam conteúdos originais e exclusivos em seus catálogos para os fãs
Autor - Clara Menezes
Foto do autor
- Clara Menezes Autor
Tipo Noticia

“Como assim, séries turcas?”. Antes de abrir a matéria, essa pode ter sido uma pergunta que passou pela cabeça dos leitores que ainda não são fãs dessas produções. Há alguns anos, os streamings e os canais de televisão passaram a investir nas obras do país euro-asiático. Exemplo disso é que o Globoplay adicionou “Fatmagul” e “Uma Nova Vida” no mês passado. A Netflix, por outro lado, aposta em originais.

Muitos conteúdos são superproduções e seguem narrativas dramáticas semelhantes às que os brasileiros estão acostumados com suas próprias novelas. Em território nacional, as obras da Turquia começaram a ser exibidas pela Band para depois chegarem a outros serviços.

Com essa popularidade, o Vida&Arte separou alguns títulos que estão disponíveis nas plataformas do Brasil.

Love 101

Com segunda temporada marcada para lançar no dia 30 de setembro, “Love 101” é um dos conteúdos originais da Netflix. Quando Ik (Bade Çil) chega em uma casa antiga de Istambul, ela lembra as histórias de seu passado.

Há mais de duas décadas, um grupo de jovens estava prestes a ser expulso da escola por causa do comportamento. A única pessoa que gosta deles é a professora Burcu (Pnar Deniz), que faz de tudo para proteger os quatro adolescentes. Mas a profissional se mudará em pouco tempo para outra cidade.

Com direção de Ahmet Katksz e Deniz Yorulmazer, a comédia dramática conta com Mert Yazcolu, Kubilay Aka, Alina Boz, Selahattin Paal, Pek Filiz Yazc e Pnar Deniz no elenco.

O Último Guardião

Primeira série da Netflix produzida exclusivamente na Turquia, história revela a trajetória de Hakan Demir, um comerciante de Istambul que vê seu pai adotivo ser morto. Depois da tragédia, ele descobre que seus poderes estão relacionados a uma antiga ordem secreta.

Com isso, deve proteger a capital de forças ocultas que querem destruí-la. A obra de fantasia, que já conta com quatro temporadas, tem Çaatay Ulusoy, Hazar Ergüçlü e Ayça Ayin Turan no elenco.

50m2

Sombra é um assassino que precisa deixar sua vida luxuosa para trás com o objetivo de sobreviver. Por causa disso, passa a viver em uma pequena alfaiataria abandonada em um bairro estrangeiro.

No local, os moradores começam a acreditar que ele é o filho do falecido dono do antigo empreendimento. Assim, o personagem assume a identidade que os outros lhe atribuíram, mas tem dificuldades para mantê-la por muito tempo.

Engin Öztürk, famoso por outras produções, é o protagonista da série. Além dele, estão presentes Aybüke Pusat, Tuçe Karabacak, Yiit Kirazc e Hasan Yalnzolu. "50m2" está na Netflix.

Immortals

É fã da saga “Crepúsculo”, “The Vampire Diaries” e histórias de vampiro? “Immortals” segue pelo mesmo caminho. No enredo, Mia é uma vampira que busca matar o ser que a transformou, Dmitry.

De acordo com as lendas, se ela conseguir assasiná-lo, poderia se tornar humana de novo. Mas, antes disso, precisa conquistar a confiança de seu alvo.

No elenco, estão Elçin Sangu, Kerem Bürsin. Birkan Sokullu, Selma Ergeç, Nilperi Ahinkaya, Elit Can e Hazal Türesan. Série está na Netflix.

Uma Vida Nova

A série de drama e romance mostra Adem, um ex-militar que aceita um emprego para proteger a esposa de um rico empresário. O agora guarda-costas precisará defendê-la de inimigos, incluindo o próprio marido.

Ele, então, se vê entre dois mundos diferentes e terá que se adaptar com rapidez. O conteúdo tem 33 episódios disponíveis no Globoplay.

Fatmagul

Fatmagul é uma jovem humilde de Esmirna, uma cidade da Turquia. Ela, que trabalha na fazenda do irmão, está apaixonada e prometida em casamento a um pescador. Mas, na festa de noivado de uma socialite, um outro homem se apaixona por ela à primeira vista.

Na ocasião, a vida da mulher toma rumos diferentes daquele que havia planejado após ser vítima de uma tragédia provocada pelo noivo do evento. No elenco, estão Beren Saat, Engin Akyürek, Frat Çelik e outros.

“Fatmagul” tem duas temporadas, que estão disponíveis no Globoplay desde julho deste ano. Obra já havia sido transmitida na Band.

A Escolha

No enredo, Irfan é um professor de economia que faz de tudo para ser a melhor pessoa que consegue. Mas sua vida muda de repente depois de ser caluniado por um colega e demitido do corpo docente quando estava perto de se tornar reitor.

Ele precisa passar por um processo criminal e suas contas bancárias são bloqueadas. Ao mesmo tempo, seu filho é diagnosticado com um tumor e necessita de cirurgia para sobreviver. Com isso, o personagem deve fazer escolhas. “A Escolha” está no HBO Max.

Um Milagre

Adaptação de “The Good Doctor” presente no HBO Max, a série conta a história de Ali Vefa, um médico com síndrome de Savant. Após concluir os estudos, ele se muda para Istambul com o objetivo de se especializar em cirurgia ao trabalhar em um grande hospital.

No lugar, terá que enfrentar várias questões, como os preconceitos e as próprias limitações. No elenco, estão Reha Özcan, Taner Ölmez, Onur Tuna, Sinem Ünsal, Hazal Türesan, Murat Aygen, Özge Özder e Firat Altunmese.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017)

obra clássica
00:30 | Ago. 10, 2021
Autor
Tipo Notícia

Dona Flor (Juliana Paes) é uma professora de culinária que está casada com Vadinho (Marcelo Faria). O homem, apesar de ser um bom amante, morre precocemente por seu estilo de vida repleto de jogos de aposta e boates.

A viúva, então, se casa com o recatado farmacêutico Teodoro (Leandro Hassum). Mas a saudade que sente do ex-marido faz com que o espírito dele retorne. Agora, somente ela consegue vê-lo.

Dirigido por Pedro Vasconcelos, o longa-metragem é inspirado no livro homônimo de 1966. O título, que foi adaptado para a televisão, o cinema e o teatro, traça um retrato do cenário boêmio de Salvador na década de 1940.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tieta (1989)

globoplay
00:30 | Ago. 10, 2021
Autor
Tipo Notícia

Tieta (Claudia Ohana) é expulsa de casa devido a suas atitudes consideradas liberais pelo pai Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). Sem muitas opções, ela sai de sua cidade Santana do Agreste e vai morar em São Paulo.

Mais de duas décadas depois, a personagem, agora interpretada por Betty Faria, retorna para o lugar que nasceu. Mas há diferenças: está rica e decidida a se vingar de todos que a fizeram mal.

Ao voltar, enfrentará um cenário típico brasileiro, com preconceitos, conservadorismo, desigualdades sociais e ideias em defesa do "progresso". A adaptação, que teve quase 200 capítulos, foi criada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gabriela (2012)

Ilhéus
00:30 | Ago. 10, 2021
Autor
Tipo Notícia

A telenovela, que tem Juliana Paes como protagonista, ocorre em uma Bahia da década de 1920. Na época, Ilhéus começava a se transformar por causa das lavouras de cacau e era comandada por ricos fazendeiros.

Entretanto, parte do Nordeste enfrentava uma grande seca, o que fez com que vários retirantes se mudassem para a cidade baiana. Uma dessas pessoas era Gabriela, uma órfã que chega acompanhada dos tios para trabalhar. A partir disso, várias situações movimentam a vida dos moradores da região. No elenco, estão ainda Humberto Martins, José Wilker, Ivete Sangalo, Antônio Fagundes e Maitê Proença.

Inspirada em "Gabriela, Cravo e Canela" (1958), do escritor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Capitães de Areia (2011)

questões sociais
00:30 | Ago. 10, 2021
Autor
Tipo Notícia

Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) formam um grupo denominado de "Capitães de Areia". Abandonados pelas suas respectivas famílias, crescem nas ruas de Salvador e praticam assaltos para sobreviverem.

Por causa disso, os meninos são perseguidos pela polícia, o que não os impedem de continuar. Em um determinado dia, o líder dos garotos conhece Dora (Ana Graciela), uma menina que também vive na mesma condição que os outros.

O enredo do filme é uma adaptação do livro homônimo de Jorge Amado. Lançada originalmente em 1937, a obra coloca em perspectiva questões sociais do Brasil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

20 anos sem Jorge Amado: conheça quatro adaptações para assistir em casa

No Globoplay
00:30 | Ago. 10, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Há duas décadas, o Brasil perdia um dos maiores nomes de sua literatura: Jorge Amado morreu no dia 6 de agosto de 2001, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Em seus anos de carreira, consagrou-se como um dos escritores nacionais com maior número de vendas e publicou obras como "Capitães de Areia" (1937), "Gabriela, Cravo e Canela" (1958) e "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1966).

Em homenagem ao autor, o Vida&Arte selecionou suas histórias que receberam adaptações para a televisão e para o cinema para você assistir. Todos os conteúdos estão disponíveis no Globoplay.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags