Morre aos 76 anos o artista contemporâneo francês Christian Boltanski

Autodidata, o artista plástico e fotógrafo, marcado pelo Holocausto na infância, trabalhou a vida toda com a ausência, o desaparecimento e a preocupação universal sobre a morte

Christian Boltanski, um dos principais artistas franceses contemporâneos, morreu aos 76 anos, informou nesta quarta-feira, 14, Bernard Blistène, ex-diretor do centro Pompidou de Paris, que dedicou uma exposição a ele em 2020.

"Ele morreu esta manhã no hospital Cochin (Paris), onde estava há alguns dias. Estava doente. Era um homem discreto, ocultou as coisas o tempo que pôde", declarou à AFP Blistène, confirmando uma informação do jornal francês Le Monde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Porto Iracema das Artes abre inscrições para cursos virtuais

Autodidata, o artista plástico e fotógrafo, marcado pelo Holocausto na infância, trabalhou a vida toda com a ausência, o desaparecimento e a preocupação universal sobre a morte. Durante muito tempo foi companheiro de Annette Messager, outra artista plástica renomada.

Boltanski se considerava um artesão da memória que lutou "contra o esquecimento e o desaparecimento" por meio de obras que misturavam objetos variados, vídeos, fotografias e instalações.

Leia Também | Paulo Coelho oferece auxílio para festival de jazz 'antifascista'

Biografia

Filho de um médico judeu de origem ucraniana e de uma francesa católica natural de Córsega, Christian-Liberté Boltanski nasceu em 6 de setembro de 1944. Durante a ocupação nazista, sua mãe doente com poliomelite escondeu seu pai. Ele simularam um divórcio e uma suposta partida do pai de Paris.

Entre seus grandes projetos, destaca-se aquele no qual reuniu em uma ilha japonesa as batidas de 75.000 corações e outro no qual tentou falar com as baleias da Patagônia.

Leia Também | Cannes: Spike Lee coloca seu próprio autógrafo à venda como 'souvenir'

Em 2020, o Centro Pompidou o consagrou uma exposição concebida como uma gigantesca obra única.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

história cultura fotografia arte Christian Boltanski Christophe Boltanski Bernard Blistène Annette Messager

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar