Teatro Chico Anysio realiza festival virtual de humor até sábado, 26

Festival de Humor do Teatro Chico Anysio acontecerá em formato on-line a partir de quarta-feira, 23, e contará com premiação para humoristas

Como fazer humor em um período permeado de tantas tragédias e sem a possibilidade de promover os shows presenciais com o público? Esta talvez seja a pergunta que guia os humoristas desde o início da pandemia do coronavírus em março do ano passado. Talvez ainda não existam respostas concretas, mas os profissionais do setor continuam trabalhando entre todas as adaptações.

Um exemplo disso é o Festival do Humor, que acontece entre quarta-feira, 23, e sábado, 26, em formato on-line. O evento, promovido pelo Teatro Chico Anysio, tem o objetivo de comemorar os 30 anos de fundação do espaço cultural. A iniciativa também busca homenagear o artista Chico Anysio, que completaria 90 anos em abril de 2021.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | São João em casa: confira sugestões para planejar seu arraiá

O lugar, fundado pelos irmãos Chico Soares e Jader Soares, compartilha o endereço com outras instituições que promovem o humor cearense, como Associação dos Humoristas Cearenses (Asso-h), Sindicato dos Humoristas do Ceará (Sindhumor) e o Museu do Humor Cearense.

Durante os dias de evento, que começam sempre às 19h30min, haverá apresentações de artistas convidados. São eles, respectivamente, Ernesto Martins, Gil Soares, Super Edson e Juanito e Aurineide Camurupim. A mediação ficará sob responsabilidade de Zebrinha.

Leia também | Disney Plus em julho: confira filmes e séries que chegam ao catálogo

Além disso, 15 humoristas disputarão uma premiação com valor total de R$ 6.000. O dinheiro será dividido igualmente entre os seis primeiros colocados.

“Por conta do próprio período, é até ruim você fazer shows especificamente de humor. O Chico Anysio dizia que o riso é a sonoplastia do humor. O humorista conta a piada e ele quer o feedback imediato para saber se está bom”, explica Jader Soares.

Leia também | Literatura em Retalhos: Escritoras unem literatura e costura em bate-papo virtual

Mesmo com essa dificuldade inicial, a disputa acontecerá sem público, apenas com os jurados: “é muito difícil para o humorista, mas é necessário que assim seja. Precisamos nos prevenir e cuidar de nós e dos outros”.

O profissional aponta que o período de pandemia está sendo prejudicial para o setor, principalmente, porque os shows pararam em sua totalidade há mais de um ano. “A gente acha até estranho por estar em casa e fazer humor para outras pessoas que também estão em casa. A parte financeira também está sendo terrível, mas é necessário ficar em casa”, pontua.

Leia também | Cringe? Millennial? Geração Z? Entenda a discussão que tomou a internet

Para ele, o humor é fundamental durante o isolamento social. “Se uma pessoa está achando graça, ela está feliz. O humor existe para amenizar as angústias. Fazer um festival como esse é importante para nossos colegas humoristas também. Mais do que nunca, o mundo precisa sorrir”, Jader.

O festival será transmitido na página do Facebook do Teatro Chico Anysio. O evento, realizado pelo Escritório do Riso, conta com apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) por meio do VIII Edital das Artes.

Leia também | Salão de Abril abre inscrições para artistas residentes no Ceará

Festival de Humor

Quando: de quarta-feira, 23, a sábado, 26, a partir das 19h30min
Onde: na página do Facebook do Teatro Chico Anysio

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

festival do humor teatro chico anysio chico anysio humor humor cearense

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar