Salão de Abril abre inscrições para artistas residentes no Ceará

As inscrições podem ser realizadas até 4 de julho na plataforma do projeto. Em 2021, a mostra homenageia o artista sobralense Raimundo Cela

Um dos principais eventos de artes visuais do País, o Salão de Abril abre inscrições para a 72º edição. Em 2021, a mostra homenageia o artista sobralense Raimundo Cela. As inscrições seguem até o dia 4 de julho deste ano, em plataforma virtual. A inscrição é gratuita e destinada a artistas visuais com formação diversa, que sejam residentes no estado do Ceará, devendo ter mais de 18 anos ou ser emancipado. O processo seletivo ocorrerá exclusivamente na modalidade online, por meio do site oficial. O resultado será divulgado no site do Salão de Abril e no canal da Cultura. 

A equipe curatorial do evento é composta pelos profissionais Ana Cecília Soares (CE/BH), Luise Malmaceda (SP/NY) e Luciara Ribeiro (SP), com consultoria do artista visual Carlos Macêdo. Os critérios de avaliação das obras são coerência conceitual, investigações das linguagens contemporâneas, poética dos trabalhos, caráter inovador e qualidade formal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Outra Casa Coletiva e Lamarca arrecadam livros para Biblioteca Gilmar de Carvalho

Proponentes poderão inscrever até uma obra, individualmente ou como representante de obra coletiva, nas categorias de performance ou de artes visuais (pintura, escultura, instalação e videoarte). Somente serão aceitas inscrições de obras que não tenham sido expostas anteriormente e/ou não tenham sido contempladas em outros editais e premiações, públicas ou privadas.

Nesta edição, 35 projetos serão contemplados, número maior do que os 30 selecionados nas mostras anteriores. O valor da premiação será equiparado entre todos os artistas, sendo destinado R$5 mil para cada. A mudança atende solicitação da categoria artística da cidade.

Em 2021, o principal salão de artes do Ceará será realizado após período de ajustes, ocupando o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim com fotografias, pinturas, performances, videoartes, bordados, esculturas e instalações. Para receber o evento, o espaço será adaptado seguindo todas as regras de higiene e distanciamento determinadas por decreto municipal.

Leia também | Fundação Palmares retira obras do acervo e cita "dominação marxista" e sexualização infantil

Principal salão de artes do Ceará e um dos mais disputados e reconhecidos do País, o Salão de Abril comemora 72 edições em 2021, em 78 anos de existência. O secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, reitera a importância do evento no momento atual. “É com satisfação que a Prefeitura de Fortaleza realiza mais uma edição de uma das mostras de arte mais antigas do Brasil e ainda prestando homenagem a um artista cearense tão sensível e valoroso à nossa cultura, Raimundo Cela. Nesse momento que estamos vivendo, dar voz à classe artística por meio desse evento tão tradicional se faz muito necessário”, conclui.

Pintor, gravador, professor, Raimundo Brandão Cela nasceu em Sobral, em 1890. Tem como temática abordada a tipologia da terra, isto é, os tipos humanos regionais, com perspectiva formal estética. Com telas luminosas e claras, retratou em suas obras a força do trabalhador, representadas pelos pescadores, vaqueiros, artesãos, operários e jangadeiros. O artista representa um grande marco para a arte regional, tornando-se um pintor renomado para o patrimônio artístico cearense e brasileiro. Raimundo Cela faleceu no Rio de Janeiro em 06 de novembro de 1954.


72º Salão de Abril
Período de inscrições: Até 04 de julho de 2021
Inscrições e informações: Site Oficial do Salão

Podcast Vida&Arte


O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Salão de Abril Artes visuais inscrições

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar