Festival In-Edit Brasil terá mais de 50 documentários musicais inéditos

13ª edição do evento terá uma série de produções nacionais e internacionais sobre o setor musical e fará homenagem ao diretor norte americano D.A. Pennebaker

Com a exibição de mais de 50 filmes inéditos, a 13ª edição do Festival Internacional In-Edit Brasil, estreia nesta quarta-feira, 16, às 20 horas. A programação será totalmente online e terá uma série de produções nacionais e internacionais sobre o setor musical, com exibição de filmes, debates e shows. A mostra se estende até o dia 27 de junho, com transmissão no site do evento e nas plataformas do Sesc Digital e do Spcine Play.

Apesar da crise no setor audiovisual, o festival celebra mais um ano com diversidade de documentários nacionais. Divididos em três categorias - Competição Nacional, Mostra Brasil e Curtas Brasileiros - o Panorama Brasileiro apresenta longas como "Secos & Molhados", de Otávio Juliano e "Jair Rodrigues – Deixem que Digam", de Rubens Rewald, além de outras atrações, como shows dos cantores Zeca Baleiro, Marcelo D2, Mano Brown e Karol Conká.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Panorama Mundial, a programação terá a apresentação de 22 títulos inéditos sobre artistas contemporâneos e que marcaram a música internacional das últimas décadas, como Shane MacGowan (The Pogues), Phil Lynott (Thin Lizzy), Poly Styrene (X-Ray Spex) e a banda pop The Go-Go’s, primeira banda formada só por mulheres a chegar ao 1º lugar nas paradas de álbuns mais vendidos da lista da Billboard.

Além das produções voltada para artistas, a programação internacional terá a exibição de diversos documentários, como “The Rise of the Synths”, sobre uma corrente eletrônica underground inspirada em trilhas sonoras do cinema americano e o imaginário dos anos 1980, e “Rockfield: a fazenda do rock”, por onde passaram nomes como Ozzy Osbourne e as bandas Oasis e Queen.

Leia Também | Campanha liderada por Beyoncé combate a fome no Brasil

Considerado um dos maiores nomes do documentário mundial e um dos pioneiros do “Cinema Direto", o diretor norte americano D.A. Pennebaker (1925-2019) será o homenageado desta edição. O festival exibirá “Dont Look Back” (1967), sobre a turnê inglesa de Bob Dylan, e "Monterey Pop” (1968), além de curtas metragens pouco conhecidos do cineasta.

“A escolha de homenagear o Pennebaker passa pela sua importância para o setor audiovisual. Ele é responsável por dois clássicos dos documentários musicais, um sobre o Bob Dylan, que completou 80 anos em 2021, e outro sobre o Monterey Pop, evento que inaugurou a era dos grandes festivais de rock e influenciou, inclusive, o Woodstock. De certa forma, ele nos ajuda a entender o mundo de hoje”, observa Marcelo Aliche, diretor artístico e curador do In-Edit.

Além da exibição das produções de Pennebaker, o festival terá a participação da diretora Chris Hegedus, sua viúva e parceira artística, para um bate-papo virtual sobre a carreira e obra do cineasta.

Leia Também | Rede Cuca promove III Semana Tecnológica com debate sobre fotografia

A participação de Hegedus será na Programação Paralela, que também promoverá debates gratuitos com o diretor canadense Sam Dunn e com todos os diretores dos longas participantes da Competição Nacional e da Mostra Brasil, além de convidados especiais, como o cantor e compositor Nasi, vocalista da banda “Ira!” e protagonista do documentário “Você Não Sabe Quem Eu Sou”, que será lançado nacionalmente durante o festival.

Para finalizar a programação, o cineasta Marcelo Machado, diretor de "Tropicália'', "Com a Palavra, Arnaldo Antunes" e "O Piano que Conversa", ministra aula sobre as diferentes vertentes do documentário musical, exploradas a partir de sua própria obra. A programação completa do festival pode ser conferida no site do evento.

Os documentários disponíveis no Panorama Brasileiro, os debates e os shows desta edição terão acesso gratuito por meio do site da plataforma e das redes sociais do festival. O acesso aos filmes do Panorama Mundial terão custo simbólico de três reais. Assim como ocorreu na edição de 2020, toda a receita arrecadada este ano será revertida em prol de projetos sociais de amparo a pessoas financeiramente afetadas pela pandemia.

Esta é a segunda vez que o evento é realizado de maneira online. A edição do ano passado também foi realizada neste formato devido à pandemia de covid-19. Apesar das mudanças provocadas pelo cenário atual, Aliche ressalta que houve uma boa aceitação do público ao formato virtual.

De acordo com o diretor, quando as restrições causadas pela pandemia acabarem, o festival deve adotar um modelo híbrido, com a programação sendo dividida entre as salas de cinema e as plataformas digitais.

Leia Também | Iracema: abre inscrições para elenco de filme baseado na obra de José de Alencar

“Ficamos muito felizes pela aceitação do público ao novo formato. Nós tínhamos uma média de público de 20 mil pessoas nas edições presenciais e alcançamos cerca de 80 mil com a mostra online. Com a programação virtual, conseguimos alcançar pessoas de todos os estados brasileiros. Não seria justo tirar a oportunidade dessas pessoas acompanharem o festival”, completa.

In-Edit Brasil - 13º Festival Internacional do Documentário Musical
Quando: De 16 a 27 de junho
Onde: No site oficial do evento e nas plataformas do Sesc Digital e Spcine Play

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Festival In-Edit Brasil música documentário musical

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar