Iracema: abre inscrições para elenco de filme baseado na obra de José de Alencar

O longa será gravado na Serra da Ibiapaba em 2022 e as inscrições estão abertas até 31 de julho deste ano

Publicado em 1865, “Iracema” é um dos livros mais importantes de José de Alencar. A “virgem do lábios de mel” agora será tema de um filme cearense que está com inscrições abertas para o cadastro de elenco. O longa-metragem será gravado em tupi-guarani e as filmagens começam em julho de 2022, na Serra da Ibiapaba.

O livro de José de Alencar narra o encontro de um colonizador e uma índia. O amor de Iracema e Martim dá origem a Moacir, que seria o primeiro cearense a nascer, fruto da união entre duas etnias. A história já rendeu o filme “Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel”, de 1979, além de histórias em quadrinhos, cordel e estátuas conhecidas em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Autor recria a Branca de Neve sob o olhar feminista

Agora, é a vez de Iracema ganhar um filme produzido pelo povo cearense. Daniell Abrew, diretor do longa que leva o mesmo nome do livro, conta que não tem intenção de fazer uma adaptação fiel à obra literária. “Tem muitos preconceitos naquele livro. O colonizador é colocado acima. Muitos elementos do livro desrespeitam o que nós entendemos hoje sobre a importância dos povos originários no Brasil”, explica.

Filme "Iracema" abre inscrições para elenco
Filme "Iracema" abre inscrições para elenco (Foto: Divulgação)

“Não quero desrespeitar a obra de José de Alencar, mas quero respeitar as mudanças que o tempo nos trouxe”, ressalta. “Nós não vamos fugir do livro, as pessoas vão sentir que ali é Iracema, mas ao mesmo tempo vai ter algo novo e necessário para os dias atuais”. O roteiro foi escrito inicialmente por Jonas Luis da Silva, que faleceu em 2018.

Leia também | Casa de Teatro Dona Zefinha reúne artistas de Itapipoca em novo álbum

Para o diretor, o filme de 1979 é interessante, mas não expressa a cultura local. “Não representa uma obra audiovisual cearense ou indígena, mas tem seu valor para a época”, afirma. As gravações da nova versão serão feitas na Serra de Ibiapaba e Daniell ressalta que a história tem muita ligação com o local. “Muitas andanças de Iracema aconteceram naquela região, como o banho de bica em Ipu”, exemplifica.

As inscrições são exclusivas para atores ou atrizes ibiapabanos ou residentes nos municípios da região (Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará). Não é necessário ter experiência e os interessados devem preencher um formulário até o dia 31 de julho deste ano.

O trabalho é colaborativo e não tem apoio de edital ou lei de incentivo, apenas ajuda de algumas prefeituras para a logística. “É um trabalho de resistência”, descreve o diretor. “Tem muitos atores na região que estão escondidos, não têm janelas para se projetarem. A arte está difícil. Esse filme vai ser um meio de fortalecer esses artistas”, destaca.

Inscrições para o elenco de "Iracema"

Onde: Formulário Online

Prazo: até 31 de julho

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Iracema Filme Cearense Serra da Ibiapaba José de Alencar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar