Globo de Ouro aprova reformas após críticas por falta de diversidade

O Globo de Ouro é a segunda premiação mais importante de Hollywood, atrás apenas do Oscar, mas seu futuro foi questionado por ameaças de boicote devido a algumas controvérsias

A organização por trás do Globo de Ouro do cinema e da televisão votou a favor de reformas radicais na última quinta-feira, 6, depois de ser criticada por Hollywood por falta de diversidade.

A Hollywood Foreign Press Association (HFPA), um grupo de cerca de 90 jornalistas internacionais que compõe a premiação desde 1944 e exerce grande influência, está se recuperando desde que uma reportagem de fevereiro revelou que não possui membros negros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Com "Pacarrete", confira pré-indicados do Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano

Um grupo de mais de 100 publicitários de Hollywood escreveu uma carta à HFPA em março exigindo o fim do "comportamento discriminatório, a falta de profissionalismo, a falta de correção ética e a suposta corrupção financeira", juntando-se às críticas do movimento Time's Up.

Nesta quinta-feira, a HFPA aprovou um pacote de reforma que pede o aumento do número de membros em 50% para incluir mais jornalistas negros, além do levantamento dos limites sobre quem é admitido. "A votação esmagadora de hoje para reformar a Associação reafirma nosso compromisso com a mudança", disse o presidente da HFPA, Ali Sar, em um comunicado.

Leia também | O que assistir nos streamings? Confira os lançamentos de filmes e séries

"Porque entendemos a urgência e o tema da transparência, atualizaremos continuamente os membros à medida que avançarmos para fazer com que nossa organização seja mais inclusiva e diversa", destacou. E prometeu que a organização se tornará "um exemplo de diversidade, transparência e responsabilidade na indústria".

Um dos membros, que pediu para não ser identificado, disse à AFP que "um número muito pequeno disse não ou se absteve; a maioria disse que sim". "Estou muito aliviado, temos que mudar, temos que melhorar para sobreviver", disse a fonte à AFP.

Leia também | Stranger Things, da Netflix, ganha teaser misterioso da nova temporada

O Globo de Ouro é a segunda premiação mais importante de Hollywood, atrás apenas do Oscar, mas seu futuro foi questionado por ameaças de boicote devido a algumas controvérsias. O ex-presidente da associação Philip Berk foi demitido no mês passado por enviar um e-mail chamando a "Black Lives Matter" de um "movimento de ódio". Dois consultores contratados para lidar com as questões de diversidade também renunciaram devido à falta de progressos.

Embora a maioria dos membros do HFPA trabalhe regularmente para veículos de comunicação bem conhecidos, a exclusão de inúmeros jornalistas de boa fé está sob apuração. E, de forma mais geral, o histórico da organização de ignorar filmes e programas de televisão dirigidos por negros e minorias no Globo de Ouro é frequentemente criticado.

Leia também | Depois do BBB: conheça outros reality shows para assistir nos streamings

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Golden Globes (@goldenglobes)

Mas os estúdios estão ansiosos para garantir que os jurados da HFPA vejam seus filmes e programas de TV, às vezes em condições bastante luxuosas, de acordo com algumas partes interessadas que falaram sob a condição de anonimato.

Em março, houve notícias positivas para a HFPA quando um juiz da Califórnia rejeitou uma ação antitruste de um jornalista de entretenimento norueguês, acusando-a de sabotar não-membros enquanto se empanturrava de regalias luxuosas e acesso sem precedentes às estrelas de Hollywood.

Leia também | Lançamento adiantado: "Loki" ganha nova data de estreia no Disney Plus

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

globo de ouro cinema premiação hollywood premiação de cinema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar