Participamos do

"Carnaubal": artistas cearenses inauguram escola de políticas culturais

O espaço formativo e independente abrirá inscrições para profissionais da cultura a partir de amanhã, 15, e acontecerá até dia 25
18:31 | Out. 14, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os espinhos do tronco da Carnaúba, que cresce no semiárido nordestino, fizeram com que a palmeira ficasse conhecida como a “árvore que arranha” no tupi. Mas ela ganha também outro significado: é a “árvore da vida”. Tornou-se um símbolo do Nordeste e, principalmente, do Ceará. Ao mesmo tempo que corta, oferece uma variedade de recursos para a sobrevivência. A partir deste conceito, surge a “Carnaubal”, uma escola de formação política para artistas cearenses.

Idealizado durante a pandemia, o projeto propõe aprofundar e compartilhar conhecimentos. É, assim, uma maneira de problematizar e disseminar saberes sobre o fazer artístico e cultural. “Quando a gente começou a discutir sobre política cultural, percebemos que é um setor que ainda tem muitas faltas no Brasil. Temos algumas pessoas que estudam, trabalham e pesquisam isso, mas ainda é escasso”, explica a atriz Jéssica Teixeira, uma dos noves organizadores. Além dela, colaboram Aires, Alysson Lemos, Cláudio Magalhães, Gyl Giffony, Klebson Alberto, Mauro Cesar, Silvia Moura e William Pereira Monte.

Leia também | Poeta representa o estado do Ceará em Festival Internacional da Poesia

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A iniciativa extrapola os limites do modelo severo e aparentemente imutável que acompanha as conversas sobre a temática. O objetivo é trazer leveza e humor com o domínio dos professores convidados. No total, serão sete temas abrangentes abordados nas 26 aulas, que acontecerão entre 3 de novembro de 2020 e 18 de maio de 2021. O curso ocorrerá semanalmente nas terças-feiras, a partir das 19 horas, na plataforma do Google Meet.

Entre os conteúdos ministrados, estarão “Políticas culturais no Brasil”, “Expressões da cultura LGBTQIA+”, “Territórios e culturas indígenas no Ceará”, “Questões do feminismo na arte”, “Diversidade religiosa”, entre outros. Todas os profissionais que irão conduzir as discussões serão confirmados no decorrer do próximo mês.

Leia também | Centro Cultural Banco do Nordeste retoma serviços presenciais nesta semana

Como, porém, abordar assuntos que exigem seriedade com leveza? Jéssica Teixeira entende que a representatividade nos processos já auxiliam na garantia de um espaço mais ameno. “Estaremos com professores que são gente como a gente. Isso tira as amarras pesadas, da estruturação do que foi dito sobre o que é política cultural. Serão aulas com mulheres, pessoas trans, pretas e com deficiência. São outras vivências que saem da visão dos homens, brancos e cis”, explica ela.

Ainda há outra situação que permite a maior diversidade durante o processo formativo. Serão 200 vagas: 40 destinadas à ampla concorrência e 160 para pessoas trans, pretas, indígenas, PCD’s, habitantes das periferias e dos interiores do estado do Ceará. “A gente vai estar falando de identidade, gênero, identidade religiosa, inclusão de políticas do acesso. Tantas outras coisas pelo olhar de gente que, de fato, vive essas experiências. Assim, a gente já tira um peso da propriedade corporal do outro”, comenta a atriz.

Leia também | Luiza Nobel: Sobreviver com afeto e saúde mental

As inscrições são gratuitas e ocorrem de amanhã, quinta-feira, 15, até 25 de outubro. Quem tiver 75% de presença nos encontros ganhará um certificado. A escola Carnaubal mantém parceria como “projeto de extensão” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Também conta com articulação do Fórum das Áreas Técnicas de Artes Circenses, Dança, Performance e Teatro e da Rede Cearense de Teatro de Bonecos.

Não há a necessidade de contribuição monetária porque o trabalho está sendo de forma voluntária por parte dos organizadores e dos professores. Porém, foi divulgada uma campanha on-line para arrecadar recursos destinados às questões técnicas. A meta é atingir R$ 3.500.

Leia também | Escritora Vanessa Passos realiza campanha para publicar livro "A mulher mais amada do mundo"

Inscrições da Carnaubal

Quando: inscrições de 15 a 25 de outubro
Onde: link a ser divulgado no Instagram @escolacarnaubal
Quanto: gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar