Participamos do

Poeta representa o estado do Ceará em Festival Internacional da Poesia

Reconhecido pela Unesco, o evento será realizado dia 16 de outubro e contará com a participação virtual de artistas de todos os estados brasileiros, com Mailson Furtado Viana, representando o Ceará
18:50 | Out. 13, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Acontece nesta sexta-feira, dia 16 de outubro o Festival Internacional da Poesia. Com o tema "Poesia a arte do encontro", o evento reúne representantes de todos os estados brasileiros para promover a diversidade poética e estimular o encontro, a distância, com a rima.

Originado na cidade do interior de São Paulo, Dois Córregos, conhecida como a terra da poesia, o evento tem sua 13ª edição e pela primeira vez reúne artistas de todo o País. Durante o Festival, o município leva para as ruas da cidade, as criações de artistas já reconhecidos por sua obra e as da própria população. Ao final, as poesias serão reunidas para serem lançadas em um livro.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é preciso se conectar pelo Instagram: @instituto_usina_de_sonhos, Youtube: Instituto Usina de Sonhos ou Facebook: Usina de Sonhos. De acordo com José Eduardo Mendes Camargo, idealizador e fundador da ONG Usina de Sonhos e responsável pelo Festival, a poesia é um caminho para o resgate dos sonhos, da ternura e da esperança. “É o caminho para a transformação humana, ao expressar o afeto, a generosidade e a paz", acrescenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Convidado para representar o estado do Ceará, Mailson Furtado Viana é poeta, escritor, diretor, produtor cultural, editor e cirurgião-dentista. Também foi o vencedor do 60º Prêmio Jabuti e possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil e em Portugal. O artista nasceu no interior do estado, em Cariré, em 1991.

Sobre a ONG Usina de Sonhos

Fundada em 1995, e idealizada pelo empresário e poeta José Eduardo Mendes Camargo, a Usina de Sonhos visa obter uma transformação positiva do ser humano por meio do desenvolvimento da criança e da comunidade através das mais variadas formas de linguagem, em especial a poética. Desta forma, estimula e contribui para o surgimento de novos talentos, para o despertar do interesse pela leitura, para o desenvolvimento do pensamento crítico e de produções e manifestações culturais.

O projeto, que foi reconhecido pela Unesco, órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Cultura, está presente em escolas públicas e particulares da cidade de Dois Córregos, por meio da adesão a concursos de poesias; nas indústrias, onde funcionários são estimulados a produzir poesias e participar de concursos culturais; na penitenciária feminina, contribuindo com a auto-estima e a solução de conflitos entre as mulheres encarceradas.

A Usina de Sonhos também promove o Festival Internacional de Poesia, realizado anualmente entre os meses de junho e julho no município de Dois Córregos (SP), com o apoio e patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Serviço
Festival internacional da Poesia
Data:
sexta-feira, dia 16 de outubro. a partir das 20 horas
Onde assistir:
pelo Instagram: @instituto_usina_de_sonhos, Youtube: Instituto Usina de Sonhos ou Facebook: Usina de Sonhos
Programação gratuita e aberta ao público

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar