Participamos do

Versão definitiva de "Apocalypse Now" estreia em cinemas de Fortaleza na próxima quinta-feira, 10

O diretor Francis Ford Coppola revelou que está "entusiasmado" com essa nova edição e afirmou que é a sua favorita. Filme tem previsão de estreia nos shoppings Iguatemi, Parangaba e RioMar

 Mais de 40 anos após a estreia da versão original, “Apocalypse Now” terá sua edição definitiva lançada em cinemas de Fortaleza na próxima quinta-feira, 10. Com quase 30 minutos a mais de duração, o “corte final” também foi produzido pelo premiado diretor Francis Ford Coppola ("O Poderoso Chefão)". A previsão é de que o longa seja exibido nos cinemas dos shoppings Iguatemi, Parangaba e RioMar. Não há, ainda, detalhes de horários das sessões.

Leia mais | Confira quais cinemas de Fortaleza e da RMF reabrem após novo decreto do Governo do Estado

Essa será a terceira versão de Apocalypse Now. A obra estreou pela primeira vez em 1979 e foi indicada ao Oscar em oito categorias, vencendo as de Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som. Além disso, foi agraciada com a Palma de Ouro no Festival de Cannes e ganhou três Globos de Ouro, entre eles o de Melhor Diretor. O longa foi lançado novamente em 2001, mas em uma outra versão, nomeada “Apocalypse Now Redux”. Nela, há cenas excluídas do filme original e duração ampliada em 49 minutos, resultando em 3h22min de filme.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na versão mais recente e, segundo Coppola, “a definitiva”, houve acréscimo de 29 minutos em relação ao primeiro lançamento. Tornou-se, assim, uma edição “intermediária”, contendo as cenas que o diretor considerava essenciais para que a história fosse contada da maneira que mais lhe agradava. No trailer oficial, Coppola revela que está “entusiasmado” com essa nova edição e afirma que essa é a sua favorita, trazendo qualidade de som e de imagem superior à da última versão.

Leia mais | Poderoso Chefão III terá final "mais apropriado", revela Coopola

"Apocalypse Now" é uma adaptação livre do romance “O Coração das Trevas”, de Joseph Conrad. O filme é ambientado durante a Guerra do Vietnã e acompanha a trajetória de Benjamin Willard (Martin Sheen), capitão do Exército dos Estados Unidos. Ele recebe a missão de encontrar e assassinar o coronel Walter Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente “enlouqueceu” e agora está comandando um “exército de fanáticos” no Camboja. À medida que avança em suas buscas, Willard se depara com os perigos e com os horrores existentes em uma guerra.

A elaboração do filme foi marcada por incidentes que dificultaram a sua realização. Desenvolvidas nas Filipinas e inicialmente previstas para serem feitas em apenas algumas semanas, as filmagens de Apocalypse Now se prolongaram por mais de 200 dias. Os problemas se iniciaram na seleção do elenco. Escolhido após Steve McQueen recusar o convite de Coppola, Harvey Keitel não agradava o diretor. Por isso, foi substituído por Martin Sheen, mas o ator acabou sofrendo um infarto e precisou ser afastado das filmagens durante semanas. Além disso, Marlon Brando chegou despreparado ao set.

Leia mais | Filmes africanos ficam disponíveis on-line na segunda temporada da mostra Cine África

Outra adversidade que causou o atraso da produção foi a passagem do tufão Olga, que destruiu cenários e equipamentos e, assim, ocasionou mais despesas. O orçamento que inicialmente custava US$ 13 milhões passou a custar US$ 30 milhões. Mesmo assim, o filme conseguiu ser produzido e se tornou uma das obras mais aclamadas de Francis Ford Coppola.

Leia tambémDe Francis Coppola, "Apocalypse Now: Final Cut" tem trailer divulgado e será lançado em julho no Belas Artes à la Carte

Confira o trailer de "Apocalypse Now: Final Cut":

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar