Participamos do

"Mira, a Detetive do Reino": Disney lança animação infantil com primeira protagonista indiana

"Mira, a Detetive do Reino" é destinada a crianças em idade pré-escolar e será exibida no Disney Junior a partir de segunda-feira, 20 de julho
17:42 | Jul. 17, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A animação Mira, a Detetive do Reino será lançada nesta segunda-feira, 20, às 19h15min, no Canal Disney Junior. A série conta a história de Mira, uma menina que foi nomeada detetive oficial pelo rei da terra fictícia Jalpur, na Índia.

Com um pensamento crítico, ela ajuda família, amigos e comunidade ao resolver os casos e os enigmas que está envolvida. Mas não está sozinha: Mira conta com a parceria do príncipe e inventor Neel, da criativa prima Priye e dos mangustos Mikku e Chikku.

LEIA TAMBÉM | Shopping de Fortaleza deve receber Parque da Turma da Mônica

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A narrativa infantil, destinada a crianças em idade pré-escolar e suas famílias, tem um fator de destaque: representatividade. A personagem principal é a primeira protagonista indiana de animações da Disney.

Com fortes aspectos culturais, esta região do sul da Ásia está evidente, principalmente, nos trajes, nas danças e nas canções.

“O que foi realmente importante para mim era que a música respeitasse as tradições da música clássica indiana, mas também que trouxesse um campo moderno, ocidental e internacional. Porque é isso que a Mira é”, explica a compositora, Amritha Vaz, sobre o processo de produção.

LEIA TAMBÉM | Saiba onde assistir a contação de histórias infantis online

Descendente de uma linhagem de músicos de Bollywood, a profissional ressalta a importância de as crianças poderem se identificar com o conteúdo. “Como uma sul-asiática, como uma pessoa complicada, com gostos e desgostos, nunca tive a oportunidade de aparecer na tela e ser mostrada a partir de um personagem complexo. Acho que também tento apoiar isso com a música”, afirma.

“Na essência, Mira é uma história sobre uma garotinha gentil, curiosa, divertida, que adora dançar, comer e música. Mas, além disso, há outro objetivo de justiça social que é defender a diferença e defender as pessoas que não estão acostumadas a se ver na tela nesses tipos de papéis”, identifica a compositora.

Ver a série é lembrar que todas as pessoas têm diferentes vozes, que devem ser escutadas e celebradas. “Podemos ter cores de pele diferentes, idiomas diferentes, mas, no final do dia, nos preocupamos com nossa família, nos preocupamos com nossos amigos”, expressa.

LEIA TAMBÉM | Cartoon Network e Boomerang celebram 80 anos do Pernalonga com programação especial

Apesar de ser um programa para crianças, mas Amritha Vaz garante que o conteúdo não é simples. “Esta foi uma produção incrível e exigente. Embora tenhamos um estilo sofisticado, ainda estamos conversando com crianças. É uma habilidade interessante contar uma história empolgante e enérgica”, diz.

Cada episódio tem 11 minutos de duração. Mira, a Detetive do Reino conta com o produtor Sascha Paladino, a editora Becca Topol e a consultora cultural Shagorika Ghosh Perkins na equipe. A série será exibida de segunda a sexta-feira, sempre às 19h15min, no canal Disney Junior.

Mira, a Detetive do Reino

Quando: de segunda-feira a sexta-feira, às 19h15min, a partir do dia 20 de julho
Onde: no canal do Disney Junior

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar