Participamos do

Exposição "Queerentena", do Museu da Diversidade Sexual, pode ser visitada virtualmente

Entre as obras selecionadas, "Catálogos das Corpas", do cearense Caju, participa da mostra online Queerentena
15:58 | Jun. 03, 2020
Autor Lillian Santos
Foto do autor
Lillian Santos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo, Recife, Belo Horizonte, Belém, Maringá, Curitiba, Londrina e do Ceará. Da mesma forma que diversos museus nacionais que disponibilizam visitas virtuais e mostras online, em decorrência do funcionamento suspenso devido às medidas de enfrentamento do coronavírus, o Museu da Diversidade Sexual lançou, no fim de maio, a exposição Queerentena, que conta com mais de 30 artistas de todo o Brasil.

A mostra digital apresenta colagens, pinturas, fotografias, desenhos e também gravações sonoras que refletem a vivência de cada artista e seus pontos de vista sobre diversos assuntos durante o período de quarentena. Na busca de compreender a realidade atual por meio das experiências dos artistas LGBTI+ de várias localidades do país, a Queerentena busca “de forma subjetiva, no imaginário, construir arquétipos para confortar, instigar e provocar o espectador”, conforme explica o texto de abertura da exposição virtual.

Leia tambémMostra reúne obras de cearenses em exposição virtual

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A primeira exposição digital do Museu da Diversidade, que está localizado na capital paulista, a convocatória recebeu mais de 350 inscrições de obras, com seleção realizada ainda no mês de maio. Dentre os selecionados, o artista residente no Ceará, Caju, participa da mostra com a colagem “Catálogos das Corpas”.

Confira a colagem “Catálogos das Corpas” de Caju:

Clique na imagem para abrir a galeria

Estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Regional do Cariri (URCA), Caju conta que a produção da obra se deu a partir de um questionamento pessoal acerca da comunidade LGBTQ+ no período de isolamento social, quando seu “close”, “bixaria” e “fechação” estão guardados. “A partir dessas inquietações, surge o entendimento desse corpo político que, mesmo entre quatro paredes e não sendo visto, ainda assim está cotidianamente sujeito ao julgamento e a catalogação sexual feita pela sociedade”, explica.

Aos 23 anos, o artista natural de Santos, em São Paulo, mas que reside no Cariri desde os 18 anos de idade, teve seus primeiros contatos com as artes visuais através do pixo e do grafitti. “Conforme fui crescendo, no passar dos anos experimentei diversas técnicas de produção artísticas, diversas linguagens, mas (felizmente) o urbano nunca saiu do meu cotidiano, seja o trabalho nele através da performance, do lambe-lambe ou da pintura mural eu estou sempre procurando meios de me comunicar através do meu trabalho e com o meio social em que existo e ocupo”, ressalta.

Leia também | Confira lista de museus nacionais que possuem acervo virtual

Em “Catálogos de Corpas”, a técnica de colagem digital foi utilizada por Caju devido as inúmeras oportunidades de produção. Ele conta que a criação de novos trabalhos favorece no “não enlouquecimento” nos dois meses de isolamento social: “a produção me mantém sadia e me dá esperança de que sairemos dessa com as menores perdas possíveis.”.

O resultado da seleção para a 1° exposição virtual do Museu da Diversidade Sexual foi divulgado no início de maio, e a mostra está online desde o último dia 25. Sendo o único representante do Estado na Queerentena, Caju afirma que sente privilegiado por levar, mesmo que simbolicamente, “todas as bixas que me acompanham e trabalham comigo no dia a dia, tanto dentro, quanto fora do campo acadêmico”, como ele mesmo conta.

“Quero transmitir mais uma onda de força para a comunidade LGBTQ+, de que estamos todas nessa situação juntas, de que o nosso corpo não deixa de ser um corpo político por que está “guardado” entre quatro paredes. E, digo mais, não é por que a sociedade hétero não está necessariamente nos vendo no cotidiano, que isso significa que desaparecemos dessa sociedade normativa. Estamos sempre presentes e um descanso em tempos de pandemia não nos fará de todo o mal”, finaliza o estudante da URCA, Caju.

Leia tambémConheça o Museu de História Natural e o Zoológico de São Paulo em live no Youtube

Para conferir a exposição completa, acesse o Museu da Diversidade Cultural.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar