PUBLICIDADE
Noticia

Na Semana Nacional dos Museus, confira lista de museus que possuem acervo virtual

Em celebração a Semana Nacional dos Museus, o Vida&Arte listou alguns dos Museus do Brasil para você conferir virtualmente

Lillian Santos
19/05/2020 14:29:21
Com exposições permanentes, o Museu da Fotografia reúne uma coleção de fotografias que podem ser visualizadas no acervo virtual
Com exposições permanentes, o Museu da Fotografia reúne uma coleção de fotografias que podem ser visualizadas no acervo virtual (Foto: BEATRIZ BOBLITZ)

Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional dos Museus foi criado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom - organização que produz atividades para os museus), em meados de 1977, com a ideia de promover os museus do Brasil como recurso para o desenvolvimento e conhecimento da população. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional dos Museus chega a 18ª edição este ano, com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão” o evento ocorre até segunda-feira, 25, em comemoração ao Dia Nacional dos Museus.

Devido à pandemia do coronavírus, os museus nacionais e de vários locais do mundo seguem de portas fechadas. No intuito de continuar promovendo a aproximação entre o público e o conteúdo existente nos locais, museus de todo o país disponibilizam seus acervos de forma virtual que podem ser conferidos online a qualquer momento.

Leia tambémMuseus nacionais oferecem tours virtuais por seus acervos

Em comemoração a Semana Nacional dos Museus, o Vida & Arte selecionou alguns museus nacionais e também internacionais, para você conferir sem sair de casa. Entre exposições fotográficas e de obras de arte a objetos e locais históricos, fique por dentro dos acervos de diversos museus de forma virtual:

Museu da Fotografia
Em Fortaleza, o Museu da Fotografia, inaugurado em 2017. Com exposições permanentes, o Museu da Fotografia reúne uma coleção de fotografias, além de uma rica biblioteca, e exibição de filmes e vídeos nos andares do prédio localizado no bairro Varjota.

Acesse o tour virtual aqui

Museu Casa Histórica de Alcântara
Localizado no município de Alcântara, no Maranhão, o acervo do Museu Casa Histórica de Alcântara é composto por mais de 600 itens, dos 2077 itens, entre móveis, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos de valor histórico que pertenceram à família Guimarães, que retratam a história do Brasil Monárquico. Em celebração ao Dia Nacional dos Museus, o acervo e duas exposições da Casa de Alcântara está disponível virtualmente.

Confira aqui o acervo do Museu Casa Histórica de Alcântara.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Fotografias, filmes, áudios e diversos outros formatos de audiovisual do acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, localizado na capital paulista, estão disponíveis de forma online. Com arte principalmente brasileira, o MIS conta com mais de 200 mil itens.

Confira acervo aqui

Museu do Diamante
Inaugurado em 1954, o Museu do Diamante é um dos prédios de maior significado histórico de Diamantina, em Minas Gerais. Com acervo que reflete sobre os aspectos da extração diamantífera em face do contexto social da região nos séculos XVIII e XIX, destacando o minério da região, aqueles que desejam conhecer mais sobre a cidade de Diamantina e do Museu do Diamante pode visualizar em uma tour virtual.

Acesse o tour aqui.

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o edifício do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982. No acervo, é possível encontrar diversas obras de arte moderna e contemporânea, entre Anita Malfatti, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Emiliano Di Cavalcanti e muitos outros artistas.

Confira o acervo do MAM aqui

Museu Nacional do Mar
Criado em 1991, com o objetivo de valorizar a riqueza e diversidade do patrimônio naval brasileiro, o Museu Nacional do Mar, localizado no centro histórico de São Francisco do Sul, Santa Catarina, abriga desde o acervo com embarcações, biblioteca com obras raras com a temática naval.

Confira o tour virtual aqui.

Museu Afro Brasil
Com diversos objetos e expressões artísticas que contam a história africana no Brasil, o Museu Afro Brasil, em São Paulo, já disponibiliza um tour virtual por todo o seu acervo. A visita, em 3D, passa inclusive por todos os andares do museu.

Visite o Museu Afro Brasil aqui.

Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 1970, o Museu Casa de Portinari, casa onde residiu Cândido Portinari em São Paulo, disponibilizou suas exposições de forma online. Com várias opções, as exposições reúnem galerias, tours virtuais, entre outras formas de interação. Antiga casa do artista, o museu também disponibiliza uma tour 360º, em que é possível ver murais e outras artes feitas pelo pintor. 

Confira o conteúdo no site.

Museu de Arte de São Paulo
O Masp guarda obras de grandes nomes da arte brasileira, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Candido Portinari, mas também de renomados artistas europeus, como Renoir, Picasso e Van Gogh. O lar dos Retirantes de Portinari disponibiliza tours online tanto por exposições quanto pela própria história do Museu, fundado em 1947 pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand.

Confira o acervo no site.

Leia tambémMuseus liberam acervos para visitações e tours virtuais

Museu do Amanhã
Com exposições que questionam a existência humana, seu estilo de vida e as mudanças que do futuro que está por vir, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, disponibiliza uma visita online e em 3D por cinco exposições: "A beleza escondida da matemática", que demonstra as proporções artísticas da natureza e das criações humanas; "A espécie mais perigosa do planeta", com os resultados da espécie humana em diferentes áreas terrestres; "Rios em extinção", sobre o futuro destes ecossistemas; "A época dos humanos", que revisita a trajetória humana na terra; e "Planeta em metamorfose", que apresenta as mudanças terrestres.

Confira aqui.

Museu Oscar Niemeyer
Das artes visuais e do design às vanguardas arquitetônicas e urbanísticas, o Museu Oscar Niemeyer, situado em Curitiba, exibe um acervo de mais de 7 mil peças. Na internet, o estabelecimento disponibiliza nove exposições virtuais de diferentes áreas artísticas, misturando fotografia, artes gráficas, esculturas e diversas outras linguagens. Também está disponível no arquivo fotos do acervo, que reúne de forma online cerca de 700 itens, todos comentados.

Confira no site

Museu de Astronomia do Rio de Janeiro
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro, disponibiliza um passeio virtual, com direito a tour 360°, pelo Campus do Mast e do Observatório Nacional. O visitante pode escolher os locais com um click no menu da tela inicial. Com sete categorias de informação, as opções são em português e em inglês. 
Acesse aqui.

Leia tambémConheça grandes pontos turísticos do mundo pela internet

Museu da Língua Portuguesa
Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, em dez anos de funcionamento o Museu da Língua Portuguesa trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Localizado na Estação da Luz, no centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado ali por ser o ponto de chegada de imigrantes de vários lugares do mundo, com diferentes idiomas e sotaques.

Acesse aqui.

Museu da Moda Brasileira
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938, o prédio constitui a principal riqueza do museu, guardando nos salões decorados, lembranças do período imperial. O acervo do museu conta com a Casa da Marquesa como a peça número um da coleção, a qual já se somam objetos do século XIX como leques, carnês de bailes, etc, além do acervo do Instituto Zuzu Angel.

Confira o acervo do Museu da Moda Brasileira aqui.

Museu do Índio
Instituição de preservação do patrimônio cultural indígena, o Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio (Funai), visa divulgar a diversidade contemporânea e histórica das centenas de povos indígenas brasileiros.

Acesse o Museu do Índio aqui

Museu Imperial
Construído entre 1845 e 1862 com recursos oriundos da dotação pessoal do imperador d. Pedro II, o Palácio Imperial de Petrópolis foi uma das residências da família imperial brasileira. No conteúdo do acervo é possível desfrutar das peças relativas ao período imperial brasileiro, entre documentais, bibliográficos e objetos.

Confira o acervo do Museu Imperial aqui.

Leia também | Turismo online: Visite países e pontos turísticos de forma virtual

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) funciona em um edifício construído em meados do século XIX para ser sede do Clube Internacional do Recife, tendo sido também utilizado, por várias décadas do século seguinte como sede da Prefeitura do Recife. Renomeada para Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães, em homenagem ao artista plástico, designer e gestor cultural pernambucano, falecido no ano de 1982. Após uma reforma, em meados de 1997, o casarão foi transformado em Museu. No acervo é possível encontrar obras de pequeno porte, além de uma biblioteca com mais de cem títulos especializados em arte moderna e contemporânea.

Confira o acervo do MAMAM aqui.

Para além dos museus nacionais, selecionamos, também, alguns museus localizados em diversos países para você conferir virtualmente:

Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba)
Na Argentina, o também tem visita virtual. É lá que está o Abapuru, da brasileira Tarsila do Amaral, além de obras de Cândido Portinari e do casal mexicano Frida Kahlo e Diego Rivera.
Confira o acervo do Malba aqui

Museu Reina Sofia
Localizado em Madri, na Espanha, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia foi inaugurado em 1990. Com diversas obras de artistas internacionais, é no Museu Reina Sofia que está exposto o “Guernica”, de Pablo Picasso, e várias obras do espanhol Salvador Dali. 

Acesse o acervo virtual aqui

Museu Metropolitano
Conhecido como MET, o Museu Metropolitano de Nova York é outra opção que disponibiliza seu acervo de forma virtual. Com tours interativos, o estabelecimento criou diversas categorias, inclusive voltadas para crianças. O museu, inclusive, disponibiliza vídeo em 360º.

Confira aqui

Museu Frida Kahlo
Também conhecido como “La Casa Azul”, o Museu Frida Kahlo, localizado na Cidade do México, disponibiliza uma visita virtual para aqueles que desejam conhecer um pouco mais da vida e trajetória da pintora mexicana durante o período de quarentena.

Para passear pela Casa Azul, acesse aqui.

Museu do Louvre
O grande museu de Paris, onde estão obras como "Mona Lisa", "Vitória de Samotrácia" e "Vênus de Milo", disponibilizou uma tour online por suas salas e setores das mais diferentes épocas e manifestações artísticas.

Confira no site.