Participamos do

Museus liberam acervos para visitações e tours virtuais

Com tours virtuais, acervos digitais e outras formas de interatividade, diversos museus em todo o mundo estão abrindo suas coleções para os tempos de reclusão solidária
13:57 | Mar. 20, 2020
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Diversos museus do mundo liberam seus acervos para as plataformas digitais. A ação segue uma série de eventos realizados por artistas, empresas e instituições para ajudar e entreter as pessoas que estão permanecendo em casa por motivo de precaução ou de doença. O Google Arts & Culture reúne, ainda, diversos museus e galerias ao redor do mundo e permite visitas virtuais em espaços de arte, incluindo exposições, obras digitais etc. 

Apesar de grande parte dos tours estarem em inglês, arte nem sempre precisa de legenda, mas sim de sentimento. 

Confira os Museus que já disponibilizaram seus acervos virtuais:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Museu do Louvre

O grande museu de Paris, onde estão obras como "Mona Lisa", "Vitória de Samotrácia" e "Vênus de Milo", disponibilizou uma tour online por suas salas e setores das mais diferentes épocas e manifestações artísticas.

Confira no site

Museu Afro Brasil

Com diversos objetos e expressões artísticas que contam a história africana no Brasil, o Museu Afro Brasil, em São Paulo, já disponibilizava um tour virtual por todo o seu acervo. A visita, em 3D, passa inclusive por todos os andares do museu.

Confira no site 

Museu do Prado

Um dos maiores museus da Espanha, o Museu do Prado é onde estão guardadas as obras de grandes nomes do país, como Diego Velázquez e Francisco de Goya. O estabelecimento disponibilizou fotos de seu acervo e de sua coleção.

Confira no site

Museu Metropolitano

Conhecido como MET, o Museu Metropolitano de Nova York é outra opção que disponibiliza seu acervo de forma virtual. Com tours interativos, o estabelecimento criou diversas categorias, inclusive voltadas para crianças. O museu, inclusive, disponibiliza vídeo em 360º. 

Confira no site 

Museu da Imagem e do Som de São Paulo

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo disponibilizou o seu acervo de forma online, o que inclui fotografias, filmes, áudios e artes audiovisuais de forma geral. Com arte principalmente brasileira, o museu conta com mais de 200 mil itens.

Confira no site 

Museu Britânico

O grande museu inglês reúne obras como a "Pedra da Roseta", conhecida por ter tido grande importância na tradução dos hieróglifos egípcios. Tem ainda uma vasta coleção de peças orientais e da modernidade. O acervo virtual, disponível no site do Museu, está separado em diversas categorias, como “Americas”, “Morte e memória” e “Desejo, amor e identidade”.

Confira no site 

Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari, em São Paulo, disponibilizou suas exposições de forma online. Com várias opções, as exposições reúnem galerias, tours virtuais, entre outras formas de interação. Antiga casa do artista, o museu também disponibiliza uma tour 360º, em que é possível ver murais e outras artes feitas pelo pintor. 

Confira no site 

Galeria Uffizi

Conhecida por ter duas das grandes peças do pintor Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”, a Galeria Uffizi criou um tour virtual, separada em categorias. Uma das categorias é a Páscoa, que narra esse evento religioso por suas obras de arte.

Confira no site 

Galeria Uffizi disponibiliza tours pelas obras de artes em inglês
Galeria Uffizi disponibiliza tours pelas obras de artes em inglês (Foto: Reprodução Uffizi)

Museu Nacional Arqueológico de Atenas

O Museu de Arqueologia de Athena disponibilizou seu acervo de forma online, reunindo diversas peças da antiguidade e que contam parte da história da Grécia antiga.

Confira no site 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar