Participamos do

Turismo online: Visite países e pontos turísticos de forma virtual

O Vida&Arte separou alguns locais em que se é possível visitar pontos turísticos de forma inteiramente virtual, interativa e on-line
18:30 | Mai. 13, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Enquanto viajar para o destino dos sonhos é um desejo que ainda não pode ser realizado, há outras possibilidades de suprir essa vontade. Se viajar é mais que uma experiência física, é um estado de espírito, o universo on-line disponibiliza ferramentas em que é possível experimentar os novos espaços públicos por meio do computador, do tablet ou do celular.

Seja para locais muito conhecidos, como Londres, patrimônios históricos, como o Egito, destinos medievais, como Portugal, ou terras nacionais, como o Rio de Janeiro, cada vez mais fica mais fácil utilizar a internet para usufruir do turismo on-line. O Vida&Arte, sem visto, passaporte ou passagem de avião, separou alguns locais para onde é possível viajar virtualmente.

Leia também | Museus liberam acervos para visitações e tours virtuais

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A terra da rainha

Londres era o segundo destino mais procurado pelos brasileiros em 2020, segundo levantamento do Google. Seja pelo palácio de Buckingham ou pela Abbey Road, a cidade tem seu charme. O site British Tours oferece uma espiada em 360º da faixa simbólica do álbum dos Beatles. A riqueza britânica pode ser vista no site royal.uk, que passeia por áreas do Palácio de Buckingham. Por fim, a arte de Londres pode ser apreciada nos sites de museus, como o Museu Britânico e a National Gallery, ou pelo tour de grafites do misterioso Banksy ou pela arte relacionada com o bruxo Harry Potter, ambos pelo Google Art & Culture.

Sites:
- Abbey Road
- Palácio de Buckingham
- National Gallery
- British Museum
- Banksy
- Harry Potter

Egito da antiguidade

De mosteiros a túmulos de imperadores e imperatrizes, visitar pontos turísticos do Egito é garantir conhecimento sobre a humanidade. O site Matterport.com garante uma visita em 3D, com qualidade notável se comparado a outras plataformas. É possível visitar a Tumba de Menna, um das mais preservadas do Egito; o túmulo da rainha Meresankh III, com cenas esculpidas e esculturas; o Mosteiro Vermelho, uma grandiosa construção que mostra a influência católica no Egito; e a Mesquita-Madrassa medieval do sultão Barquq, monumento relativamente mais recente, de meados do século XIV, que mostra a influência muçulmana no País. O destaque doo passeio é a qualidade das imagens.

Sites:
- Tumba de Menna
- Túmulo da Rainha Meresankh III
- Mosteiro Vermelho
- Mesquita-Madrassa do sultão Barquq

O Palácio da Pena é um dos destinos mais coloridos das terras portuguesas, localizado no topo da cidade de Sintra
O Palácio da Pena é um dos destinos mais coloridos das terras portuguesas, localizado no topo da cidade de Sintra (Foto: Reprodução)

Portugal Medieval

Da era antiga à medieval, quando pensamos em grandes castelos e belos palácios de contos de fada, Portugal é um dos destinos mais apropriados. O site 360 Portugal oferece diversas paisagens, patrimônios, capelas, castelos, palácios e fortificações disponíveis em 360º. Apesar de não ser possível caminhar por dentro dos monumentos, é possível acompanhar, por meio de fotos em boa qualidade, alguns detalhes, ângulos e informações (em português), de diferentes áreas dos locais. Em alguns locais - principalmente os que não estão em ruínas - é possível entrar, conhecer cômodos e outros espaços internos dos monumentos. O Palácio da Pena, em Sintra, um dos mais famosos de Portugal, é um dos destinos possíveis de visitar no site Já o Parque Natural do Douro Internacional é um exemplo de patrimônio natural que se encontra disponível.

Site: www.360portugal.com

Leia também | Conheça os contos e castelos de Sintra, em Portugal

A Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro, é assinada pelo artista chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón
A Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro, é assinada pelo artista chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón (Foto: Reprodução)

Terras cariocas

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, principalmente no Carnaval. Mas, mesmo sem folia, a cidade guarda detalhes, monumentos, natureza e patrimônios. O projeto Rio 360, ainda em construção, possibilita visitar quatro espaços históricos: Arcos da Lapa, Praça Paris, Escadaria Selarón e Outeiro da Glória, todos patrimônios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) ou pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Com boa qualidade, as fotos não substituem a viagem, mas são suficientes para matar a vontade de conhecer a cidade. E se o desejo é passear Cristo Redentor, o site Braços Abertos oferece uma boa visão da estátua por fora e por dentro.

Sites:
- www.rio360online.com.br
- www.bracosabertos.com/tour

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar