PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Museus nacionais oferecem tours virtuais por seus acervos

A arte também é online. Diversos museus nacionais disponibilizam tours virtuais e exposições online, desde artes clássicas à vanguardas

08/04/2020 19:13:43
Museu de Arte de São Paulo
Museu de Arte de São Paulo (Foto: fotos Divulgação)

Museu de Arte de São Paulo

O Masp guarda obras de grandes nomes da arte brasileira, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Candido Portinari, mas também de renomados artistas europeus, como Renoir, Picasso e Van Gogh. O lar dos Retirantes de Portinari disponibiliza tours online tanto por exposições quanto pela própria história do Museu, fundado em 1947 pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand. A instituição também disponibiliza um aplicativo ("Masp Áudios" disponível para iOS e Android) com comentários sobre o acervo. Pelo perfil do Instagram @masp, o museu oferece uma série de curadorias e comentários sobre as obras.

Confira no site 

Museu Afro Brasil
Museu Afro Brasil (Foto: divulgação)

Museu Afro Brasil

Do patrimônio cultural e artístico à identidade africana, o Museu Afro Brasil (SP) disponibiliza tours virtuais pelos seus três andares. Com objetos e expressões artísticas, é possível compreender como o País foi construído a partir da chegada dos povos africanos. Com estátuas de orixás, ornamentos, objetos ritualísticos, jornais, tapeçarias e outras peças, são mais de 5 mil obras. O Museu Afro Brasil também disponibiliza informações extras pelo aplicativo, "Museu Afro Brasil", disponível nas plataformas iOS e Android. O Museu também se faz presente no Instagram @museuafrobrasil, em que conta histórias de artistas e de obras africanas.

Confira no site

Museu do Amanhã
Museu do Amanhã (Foto: Divulgação)

Museu do Amanhã

Com exposições que questionam a existência humana, seu estilo de vida e as mudanças que do futuro que está por vir, o Museu do Amanhã (RJ) disponibiliza uma visita online e em 3D por cinco exposições: "A beleza escondida da matemática", que demonstra as proporções artísticas da natureza e das criações humanas; "A espécie mais perigosa do planeta", com os resultados da espécie humana em diferentes áreas terrestres; "Rios em extinção", sobre o futuro destes ecossistemas; "A época dos humanos", que revisita a trajetória humana na terra; e "Planeta em metamorfose", que apresenta as mudanças terrestres.

Confira no site

 

Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação)

Museu Oscar Niemeyer

Das artes visuais e do design às vanguardas arquitetônicas e urbanísticas, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, exibe um acervo de mais de 7 mil peças. Na internet, o estabelecimento disponibiliza nove exposições virtuais de diferentes áreas artísticas, misturando fotografia, artes gráficas, esculturas e diversas outras linguagens. Também está disponível no arquivo fotos do acervo, que reúne de forma online cerca de 700 itens, todos comentados. No Instagram, sob o perfil @museuoscarniemeyer, o Museu comenta sobre obras do acervo e disponibiliza entrevistas com artistas.

Confira no site