Participamos do

Divulgado resultado do edital 1º Festival Cultura DendiCasa da Secult

400 projetos da Capital e do interior foram selecionados para o Festival Cultura DendiCasa que será lançado entre os meses de maio e junho de 2020
13:11 | Abr. 30, 2020
Autor Lillian Santos
Foto do autor
Lillian Santos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Lançado no final de março, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou, na última quarta-feira, 29, o resultado do “I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo”. Com investimento no valor de R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Cultura (FEC), 400 projetos da Capital e do interior foram selecionados para compor o Festival que acontecerá entre os meses de maio e junho deste ano.

Visando promover e contribuir com os artistas cearenses e reduzir os impactos do isolamento social na área cultural, o Festival Cultura Dendicasa disponibilizará os trabalhos em formato digital com classificação livre em breve. Todos os 400 trabalhos convocados pelo edital receberá o total de R$ 2.500,00.

O Edital Cultura Dendicasa é uma ação pontual para um contexto de isolamento social que impactou sobremaneira o campo artístico e cultural. Atende apenas uma parte das demandas apresentadas pelos fóruns de linguagens e segmentos culturais, com vistas a fomentar conteúdos artísticos para difusão em plataformas diversas” afirma Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia maisCentro Dragão do Mar celebra aniversário de 21 anos com programação online

Entre as variadas linguagens e segmentos culturais, é possível encontrar nos selecionados temáticas voltadas para a literatura, o humor, música, fotografia, para o público infantil, entre outras. Alvo de críticas e elogios pela parte artística devido a preocupação com a forma que seleção dos trabalhos, a Secult informa que foram levadas em consideração as regras do Edital, com “critérios objetivos que norteiam a avaliação dos projetos e ajudam a distinguir, dentre os processos inscritos, quais deveriam ser selecionados”. "A Secretaria da Cultura está trabalhando dobrado com o edital, mesmo com algumas questões que possam ter surgido”, comenta Piúba.

Das 400 propostas convocadas, 89% (cerca de 358 dos selecionados) não haviam sido selecionados por editais da Secult anteriormente. Em nota, a Secult alega que o Edital atingiu pessoas e grupos que nunca tinham sido diretamente beneficiados. Ao todo, propostas de 51 municípios cearenses foram selecionadas. Na Capital, 81 bairros de Fortaleza tiveram projetos selecionados.

Leia maisArtistas cearenses são contemplados no edital emergencial do Itaú Cultural

“O número de projetos inscritos foi recorde, comparado a todos os editais da Secretaria. Conseguimos, com a determinação do Governador Camilo Santana, aprovar uma emenda a Lei Complementar 119 que facilitou os processos de seleção, execução e prestação de contas, excluindo, por exemplo, o plano de trabalho e a prestação de contas financeira, compreendo o projeto como o produto final e suficiente. Além disso, revelou uma diversidade de municípios e bairros de Fortaleza bem mais expressiva do que em outros editais. O ideal seria apoiar os 800 projetos classificados em um momento como este. Mas tínhamos um limite de 400 projetos, condicionados ao valor global do edital”, informa o secretário de Cultura do Estado.

Confira lista completa dos selecionados aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar