PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Selvagens À Procura de Lei doa escafandro para coleção do Hard Rock Cafe

Após a homologação na Hard Rock International, a banda será a primeira do Nordeste a figurar item na coleção de memorabilias

20/09/2019 23:36:10
O escafandro surgiu, originalmente, para a gravação do primeiro clipe dos músicos. Na foto, Rafael Martins
O escafandro surgiu, originalmente, para a gravação do primeiro clipe dos músicos. Na foto, Rafael Martins (Foto: Divulgação)

A banda cearense Selvagens À Procura de Lei doou para o Hard Rock Cafe nesta sexta-feira, 20, um item da coleção pessoal do grupo, um escafandro. O objeto estampa a capa do primeiro EP dos artistas, Talvez eu Seja Mesmo Calado, mas eu sei Exatamente o que eu Quero, de 2010, e também do álbum Aprendendo a Mentir, de 2011.

O item irá ficar, em um primeiro momento, na sede da Venture Capital Investimentos (VCI), empresa responsável pela incorporação e comercialização do Hard Rock no Ceará e no Brasil. "O destino foi muito generoso com a gente de receber esse convite do Hard Rock Cafe. Quem diria pedir um item da banda Selvagens À Procura de Lei de Fortaleza?”, declara o vocalista Gabriel Aragão ao O POVO Online. Além dele, integrantem a banda: Rafael Martins, Nicholas Magalhães e Caio Evangelista.

O escafandro surgiu, originalmente, para a gravação do primeiro clipe dos músicos, “Amigos Libertinos”, em 2012, e foi feito por artistas de Fortaleza, que trabalham com fantasias de carnaval e cosplay. O item é um marco na carreira e faz parte da identidade do grupo, tendo passado muito tempo sendo usado em shows. Agora, Gabriel viu no convite uma forma de trazer de volta uma parte tão importante da sua trajetória. “Eu tinha o escafandro aqui, ele tava guardado no meu quarto, eu olhei para ele e eu entendi que era a hora dele brilhar de novo. Ele conta um grande pedaço da nossa história", afirma.

A emoção e o peso de ter um item na coleção do Hard Rock aumenta ainda mais pelo fato dos músicos poderem ser o primeiro grupo nordestino a fazer parte do acervo. “Esse capacete escafandro entregue hoje pela banda Selvagens à Procura de Lei será, após a homologação na Hard Rock International, o primeiro item de uma banda cearense e nordestina a figurar na memorabilia da marca”, declarou Luiz Sobreira, diretor da VCI.

A intenção é fazer um acervo de memorabilias do rock nacional e também juntar itens de bandas e artistas brasileiros para o processo de doação ao Hard Rock International. "Já possuímos, por exemplo, uma guitarra assinada pelo Dinho Ouro Preto e itens do Hanoi Hanoi", declara Luiz.

Os objetos são itinerantes, ou seja, têm estadia temporária em cada localização. Antes de ir para as paredes do Hard Rock, há todo um trâmite para a homologação da peça. Isso acontece devido ao processo de verificação da veracidade para saber se o item realmente foi usado pelo artista.

O processo acontece da seguinte maneira: é feita uma carta de doação e preenchido um formulário com descrição do objeto, detalhando onde e como foi adquirido, além de informações sobre onde ele foi utilizado. É solicitado também o envio do registro fotográfico e a autorização para exposição. Em seguida a documentação assinada é enviada à Hard Rock nos Estados Unidos, que conta com uma divisão específica para realizar a avaliação da peça quanto à importância e raridade. Por fim é feito um certificado de qualidade e, a partir daí, pode-se solicitar que o item seja inserido no acervo.

A doação acontece no mesmo ano em que a banda completa 10 anos e lança o quarto álbum de estúdio: Paraíso Portátil. Alguns dos custos foram financiados por meio de campanha de crowdfunding, que arrecadou R$ 31.750,00, 5% a mais do valor inicial de 30 mil. O dinheiro ajudou em despesas com os gastos finais de estúdio, parte gráfica e o primeiro clipe Intuição, lançado no dia 13 de setembro. “É sempre gratificante saber que a gente pode contar com nossa fanbase para gerar novos produtos da banda”, declara.

O segundo single será a música Sem Você Eu Não Presto, com previsão de lançamento para o dia 4 de outubro, dois dias após se apresentarem no Rock In Rio. “A primeira vez que a gente vai tocar essa música vai ser no Rock In Rio. É um momento mágico para a banda, de tá comemorando 10 anos, lançar o disco novo, tocar no Rock In Rio e fazer parte do acervo do Hard Rock Cafe”.

Você também pode gostar: