PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Show de Fausto Nilo e homenagem a Chico da Matilde compõem programação de aniversário do Dragão do Mar

Sob o tema "Dragão da Liberdade - 20 anos de arte e conhecimento", o equipamento cultural dá início, no dia 27 abril, a uma série de ações que celebram essa trajetória

17/04/2019 23:24:49
Fausto Nilo se apresenta no dia 27, um sábado, em comemoração ao aniversário do equipamento cultural
Fausto Nilo se apresenta no dia 27, um sábado, em comemoração ao aniversário do equipamento cultural (Foto: Luiz Alves/Divulgação)

Francisco José do Nascimento, mais conhecido por Chico da Matilde, é quem dá nome ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Nascido em Aracati no dia 15 de abril de 1839, o jangadeiro passou a ser chamado de “dragão do mar” após participar do movimento abolicionista do Ceará. Eleito diretor da Sociedade Cearense Libertadora, movimento que atuava pelo fim da escravidão, o apelido "Dragão do Mar" surgiu quando, liderando outros jangadeiros, bloqueou o embarque de navios negreiros no Estado.

Falecido no dia 5 de março de 1914, o jangadeiro recebeu em 28 de abril de 1999 um centro cultural em sua homenagem, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que completa 20 anos em 2019. Sendo considerado um dos principais apoiadores e provedores de arte e cultura no estado, o espaço se tornou referência e ganhou reconhecimento nacional em inclusão aos direitos culturais.

Em comemoração aos 20 anos, o centro preparou uma programação especial com o tema “Dragão da Liberdade - 20 anos de arte e conhecimento”. Para abrir o roteiro de eventos, Fausto Nilo se apresentará com no dia 27 de abril, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Intitulado Esquina do Brasil, o show terá entre o repertório as canções “Dorothy Lamour”, “Meninas do Brasil”, “Pão e Poesia” e “Pedras que Cantam”. Fausto Nilo é também arquiteto e participou do desenho do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Após o show será aberta a mostra "Dragão do Mar, herói abolicionista", exposição de painéis informativos que ao longo de todo o espaço do centro contará a história de Chico da Matilde, além de recordar momentos marcantes do centro cultural nessas duas décadas. Ainda no dia 27, às 22h30, haverá festa de lançamento das edições 3 e 4 da Revista Dragão do Mar.

Serviço

Programação do dia 27 de abril

20h - Show Fausto Nilo “Esquina do Brasil”

Local: Teatro Dragão do Mar

Gratuito, com retirada de ingresso (1 por pessoa) na bilheteria do Teatro, a partir das 19h.

21h30 - Inauguração do Painel "Dragão do Mar, herói abolicionista" + Anúncio das ações estratégicas e programação comemorativa para 2019

Local: Arena Dragão do Mar

Gratuito

22h30 - Festa de lançamento da Revista Dragão do Mar #3 e #4

Local: Arena Dragão do Mar

Gratuito

Programação do dia 30 de abril

18h - Lançamento da pesquisa “Eles dizem não ao não - Um estudo sobre a geração N”, com Glória Diógenes, Paulo Linhares e Élcio Batista

Local: Auditório do Dragão

Gratuito

lucas de Paula