Stellantis registra recorde de produção em agosto
O grupo manteve a liderança nos principais mercados da indústria automotiva sulamericanos (Brasil e Argentina). Novos investimentos serão feitos nesses países a partir de 2025
A Stellantis registrou o melhor mês de agosto em produção na América do Sul, com 88.709 veículos produzidos. No mês, o Polo Automotivo de Betim (MG) atingiu o maior volume de veículos produzidos desde 2021 — data quando a empresa foi criada — pelo segundo mês consecutivo, com 45.500 unidades fabricadas.
Foram 68.600 unidades comercializadas no Brasil, representando um aumento de 3.100 emplacamentos em comparação com o mesmo período do ano anterior. A participação no mercado foi de 30,7%.
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De janeiro a agosto, a companhia comercializou mais de 456 mil unidades, com 29,8% de market share no acumulado do ano.
A italiana Fiat tem a maior parcela de contribuição no resultado de agosto, com 16.400 unidades emplacadas. A picape Strada registrou o maior volume de emplacamento desde o lançamento, em 1998. Em julho, a marca havia superado o recorde de vendas de setembro de 2014.
Com isso, a marca garantiu o 1º lugar no ranking, com 22,1% de market share e 49.428 unidades emplacadas, representando, aproximadamente, 13,3 mil unidades à frente do segundo colocado.
Entre os top 10 mais vendidos no ano, o modelo Argo está na quarta posição, com 7.768 unidades vendidas, e a Toro alcançou a décima posição do ranking, com 5.549 unidades.
No acumulado do ano, a Fiat também é líder de mercado, com 20,9% de market share e 320.601 unidades emplacadas, o que representa mais de 77 mil unidades à frente da segunda colocada.
Com 11.213 unidades emplacadas em agosto, a Jeep conquistou 5% do mercado total neste mês e já soma 77.235 emplacamentos em 2024. O modelo Compass lidera entre os SUVs médios no acumulado do ano e o Commander vence entre os veículos com 7 lugares.
A Ram se aproxima das 20 mil picapes vendidas e cresceu 214% no acumulado de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves.
Veículos comerciais leves mantêm primeira posição
Também no mês, a Stellantis manteve a liderança no mercado de automóveis e veículos comerciais leves na América do Sul. A empresa registrou mais 85 mil emplacamentos em agosto, o que corresponde a 24% de participação de mercado no continente.
De janeiro a agosto, a Stellantis comercializou mais 576 mil veículos, o que equivale a 23,1% de market share no acumulado do ano.
Investimentos na América do Sul pelos próximos cinco anos
Entre 2025 e 2030, serão investidos mais de R$ 32 bilhões ao Brasil e Argentina para o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.
Liderança na Argentina e planos para o país
Na Argentina, a Stellantis manteve liderança, com 10,9 mil unidades vendidas em agosto, correspondendo a 28% de participação de mercado. De janeiro a agosto, foram registrados 75,4 mil emplacamentos no mercado argentino, com uma participação de 29,8%.
O plano estratégico global, chamado de Dare Forward 2030, levará novos projetos ao país. Ao todo, serão destinados US$ 385 milhões. É considerado o montante mais significativo da indústria automotiva argentina em 2024.
O investimento será endereçado diretamente para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba. Atualmente, a Stellantis é a única montadora que possui duas plantas que produzem automóveis na Argentina, uma em Córdoba e outra em El Palomar.
Os novos projetos foram pensados para que sejam exportados em grandes volumes.
Esse aporte também prevê a instalação do fornecedor estratégico Suramericana no Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, permitindo que os veículos produzidos pela empresa tenham o maior índice de conteúdo local entre as demais.
No Polo Automotivo Stellantis de Córdoba é fabricado o carro mais vendido dos últimos três anos no mercado argentino, o Fiat Cronos, um dos mais exportados para a região, especialmente para o Brasil, onde também é líder do segmento.
O capital investido será utilizado para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e um novo motor, e na contratação de colaboradores, dos quais 50% serão mulheres, segundo a empresa.
Do ponto de vista de sustentabilidade, a produção dos novos veículos, peças e motores, será realizada com a utilização de energias renováveis para todos os processos produtivos na cidade argentina.
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