WhatsApp cria ‘código secreto’ para proteger conversas; entenda

O recurso permite a criação de conversas ocultas, desbloqueadas mediante senha do usuário; saiba como funciona a nova opção do WhatsApp

20:03 | Nov. 30, 2023

Por: Penélope Menezes
Saiba mais sobre a criação do novo recurso de código secreto do WhatsApp (foto: Divulgação/Meta)

Se você já pensou em ocultar mensagens no WhatsApp, o novo recurso do aplicativo pode chamar a sua atenção. Seguindo o lançamento do bloqueio de conversa (Chat Lock), a opção lançada nesta quinta-feira, 30, apresenta um “código secreto” para dificultar o acesso de outras pessoas.

O código em destaque permite a criação de uma senha única, diferente da tela de bloqueio do celular. De acordo com a empresa, a oferta é uma camada extra de privacidade, incluindo a chance de ocultar a pasta “Conversas bloqueadas” da lista de conversas.

O acesso só é possível por meio da digitação de um código secreto na barra de pesquisa do WhatsApp. O bloqueio é realizado ao pressionar e segurar a conversa, ao invés de acessar as suas definições.

“Agora você pode configurar seus bate-papos bloqueados para aparecerem apenas quando você digitar o código secreto na barra de pesquisa, para que ninguém possa ‘involuntariamente’ descobrir suas conversas mais privadas”, compartilhou o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em seu canal no aplicativo de mensagens.

O código secreto já foi implementado e estará disponível globalmente nos próximos meses.

WhatsApp lança canais no Brasil; SAIBA tudo sobre a novidade

WhatsApp cria ‘código secreto’: bloqueio de conversa também é opção

Antes do código secreto ser disponibilizado, o WhatsApp apresentou um recurso de bloqueio de conversa em que as mensagens removidas da caixa de entrada poderiam ser disponibilizadas em uma pasta à parte.

O recurso ainda está aberto ao público e permite o acesso das mensagens apenas mediante a senha do dispositivo ou por biometria, como a impressão digital, ocultando o chat nas notificações.

Na época de seu lançamento, o bloqueio em dispositivos adicionais e a criação de uma senha personalizada para as conversas foram destacadas como os próximos passos.