Pane geral? Além do WhatsApp, usuários relatam instabilidade em serviços como Netflix e Spotify

WhatsApp, Instagram e Facebook, saíram do ar e não têm previsão de volta

A tarde desta segunda-feira, 4, está sendo difícil para quem precisa trabalhar na internet ou não consegue ficar sem acessar as redes sociais. Isso porque os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, os mais populares e utilizados mundialmente, saíram do ar e não têm previsão de volta. Além deles, ferramentas como Telegram, TikTok, Netflix e Spotify receberam reclamações de instabilidade.

O WhatsApp parou de funcionar por volta das 12h30min de hoje, segundo site de monitoramento Downdetector. Um mapa disponibilizado pela plataforma mostrou ainda que o problema não foi relatado apenas no Brasil, mas também na Argentina, no Peru e na Colômbia. No mesmo período, usuários do Instagram e do Facebook também começaram a informar sobre a queda das ferramentas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Todos esses três serviços pertencem ao Facebook, o que explica o "bug" apresentado quase ao mesmo tempo. Além disso, outros serviços vinculados a plataforma também apresentam instabilidade. Entre eles estão: Facebook Messenger, Oculus VR e o jogo Pokémon Go.

Mas o problema não foi somente com os serviços vinculados ao Facebook. No Twitter, pessoas já relataram ter encontrado erro nas ferramentas Netflix, Nubank, Spotify, Telegram e nos serviços do PagBank (veja lista completa ao fim da matéria).

No Telegram, segundo reclamações feitas no Fórum Downdetector, pessoas que tentaram se cadastrar receberam a mensagem “PHONE_NUMBER_FLOOD”, informando erro. O problema pode estar relacionado a migração em massa de usuários devido a queda do WhatsApp.

E houve ainda relatos de pessoas quanto a problemas nas operadoras de telefonia móvel Oi, Claro, Tim e Vivo. Usuários identificaram erro na conexão de internet fixa e móvel e uma queda de sinal. Além disso, tiveram dificuldades para completar ligações. Segundo portal G1, também há queixas de funcionamento do Amazon Web Services, Google e AT&T. 

O que dizem as plataformas

A conta oficial do WhatsApp fez uma publicação no Twitter, informando sobre a queda. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível. Obrigado pela sua paciência!", diz postagem.

O Facebook também usou seu perfil no Twitter para dar esclarecimentos quanto a queda do serviço. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu.

Já o Instagram tuitou: "O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso". O Telegram, segundo site TechTudo, aconselhou usuários a aguardarem por retorno da estabilidade do sistema.

Lista de plataformas com instabilidade:

  1. Facebook
  2. Instagram
  3. WhatsApp
  4. Telegram
  5. Facebook Messenger
  6. Oculus VR
  7. Pokémon Go
  8. Netflix
  9. Nubank
  10. Spotify
  11. Serviços do PagBank
  12. Operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo
  13. Amazon Web Services
  14. Google
  15. AT&T

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

queda WhatsApp WhatsApp caiu Netflix caiu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar