Windows 11: todas as novidades da atualização da Microsoft; veja imagens

Atualização do Windows foi apresentada hoje em evento online da Microsoft; veja todas as novidades que chegam com a versão 11 do sistema operacional

A Microsoft lançou nesta quinta-feira, 24, o Windows 11, nova versão do seu sistema operacional. Em evento online, a empresa apresentou as principais novidades que devem chegar aos usuários na atualização.

Windows 11: mudanças visuais e menu Iniciar

Painel de widgets do Windows 11 substituirá as "live tiles" que existiam anteriormente com informações como previsão do tempo, notícias e e-mails
Painel de widgets do Windows 11 substituirá as "live tiles" que existiam anteriormente com informações como previsão do tempo, notícias e e-mails (Foto: Divulgação/Microsoft)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mudança mais notável para os usuários é do tradicional menu Iniciar. Habitualmente - exceto nas versões 8 e 8.1, que ocupavam a tela inteira - o menu fica no canto inferior direito. No Windows 11, ele é centralizado, bem como os ícones da barra de tarefas. As "live tiles", que exibiam atualizações de programas como a previsão do tempo, e-mails ou notícias, foram retiradas do menu.

Ainda na parte visual, há alterações nos temas e cantos arredondados nas janelas, além de ícones renovados em todo o sistema. As janelas podem ser agrupadas de novos modos, complementando as opções já existentes de separação em tela cheia, meia tela ou um quarto de tela. Há também novos papéis de parede.

O suporte a múltiplos monitores também melhorou, e agora o sistema memoriza a posição das janelas abertas caso uma tela seja desconectada e depois conectada novamente. Os widgets, que eram parte do sistema nas versões Vista e 7, retornaram, agora em um painel próprio.

Windows 11: melhorias na performance

Uma promessa da Microsoft para o novo Windows é implementar melhorias de performance e produtividade. Segundo a empresa, as atualizações devem ficar cerca de 40% menores, e serão realizadas em segundo plano, sem interromper o uso do sistema e necessitando de menos reinicializações do computador.

Em testes com uma versão vazada, usuários relataram que o desempenho do computador melhorou em relação ao Windows 10. Em testes automatizados, os resultados foram em média 10% maiores no Windows 11 que na versão anterior.

Windows 11: mudanças na loja e aplicativos Android

Loja de programas Microsoft Store terá suporte a aplicativos Android no Windows 11
Loja de programas Microsoft Store terá suporte a aplicativos Android no Windows 11 (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft Store, loja de aplicativos do Windows, também passou por mudanças na nova versão do sistema. Para usuários finais, são duas as alterações mais importantes. A parte "Filmes e TV" da loja agora centraliza conteúdo de vários serviços de streaming, como Netflix e Disney+.

A novidade mais significativa, porém, é a chegada de aplicativos do sistema Android, que agora poderão rodar nativamente no Windows. Eles serão distribuídos pela Amazon App Store, que foi integrada à loja de aplicativos do Windows.

Para desenvolvedores, há uma mudança muito bem vinda: ao contrário de Apple e Google, que cobram até 30% de taxa nas vendas de aplicativos e assinaturas, a Microsoft permitirá que os programas usem plataformas de pagamento próprias e mantenham até 100% dos valores recebidos.

Windows 11: novidades em jogos

Modo Auto HDR, criado para XBox Series S e Series X, é uma das novidades de jogos que a Microsoft anunciou no Windows 11
Modo Auto HDR, criado para XBox Series S e Series X, é uma das novidades de jogos que a Microsoft anunciou no Windows 11 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Windows é, por ampla margem, a principal plataforma para jogos de computador. Não por acaso, a Microsoft trouxe algumas mudanças importantes, neste aspecto, para a versão 11 do sistema.

A que deve ser mais facilmente percebida é a tecnologia Auto HDR, que transforma jogos com alcance dinâmico de cores (isto é, a diferença entre os tons mais claros e os mais escuros) padrão em imagens com melhor contraste e reprodução de cores. É necessário possuir um monitor HDR compatível.

Outra novidade é a chegada do DirectStorage, tecnologia que permite a computadores com SSD do tipo NVMe carregar jogos mais rapidamente. O Auto HDR e o DirectStorage são funcionalidades que foram criadas originalmente para os videogames XBox Series X e Series S, da própria Microsoft, e agora chegarão ao Windows.

Fechando as funcionalidades para jogo, o aplicativo XBox terá maior integração com o Windows 11. Além do download de jogos e assinatura do Game Pass, espécie de "Netflix para games", a Microsoft também integrou no programa o xCloud, serviço que permite rodar jogos diretamente da nuvem, sem precisar instalar ou ter um computador potente para rodar os gráficos.

Windows 11: quando chega? Como fazer o download?

O Windows 11 foi anunciado nesta quinta-feira, 24, mas a data em que o sistema será liberado para download ainda não foi revelada. Quem faz parte do programa Windows Insider, para testar funcionalidades do sistema, poderá instalar uma versão prévia a partir da próxima semana. A nova versão, para usuários finais, será disponibilizada pelo Windows Update, assim como ocorre com as atualizações do Windows 10, e será gratuita.

Windows 11: meu computador é compatível? Quais os requisitos mínimos?

Segundo a Microsoft, para rodar o Windows 11 são necessárias as seguintes especificações:

  • Processador 64 bits com ao menos dois núcleos e velocidade mínima de 1 GHz;
  • 4 GB de memória RAM;
  • 64 GB de armazenamento disponível;
  • Tela de 9" ou mais, com resolução HD (1280x720) ou superior;
  • Bios com suporte a UEFI e Secure Boot;
  • Placa de vídeo com suporte a DirectX 12.

Como forma de facilitar o processo para usuários leigos, a Microsoft lançou o PC Health Check, ferramenta que verifica se o computador é compatível com Windows 11. O programa pode ser baixado clicando aqui.

Mais sobre tecnologia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

windows windows 11 microsoft novo windows atualização windows

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar