Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Conheça o Free Fire, o jogo mais baixado em celulares em 2019

Além de ser uma diversão, o jogo ascendeu rapidamente e se tornou profissão para alguns jovens no Brasil e no mundo. O POVO explica um pouco sobre o aplicativo
21:24 | Fev. 16, 2020
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Grande sucesso principalmente entre os mais jovens, o jogo eletrônico para celulares Garena Free Fire foi o mais baixado em celulares Android e iOS de todo o Mundo em 2019. Além de ser uma diversão, o jogo ascendeu rapidamente e se tornou profissão para alguns jovens no Brasil e no mundo. O POVO explica um pouco sobre o aplicativo.

Leia mais sobre Free Fire: Competição nacional de Free Fire é reformulada e se torna Liga Brasileira; saiba o que já rolou na disputa

Lançado em dezembro de 2017, o Free Fire Battlegrounds é um jogo de ação do gênero battle royale, denominação dada a um jogo que envolve três ou mais jogadores que competem entre si até que somente um sobreviva. Sob a perspectiva da terceira pessoa, o jogo se tornou bastante popular por ser "leve" o suficiente para ser jogado na maioria dos smartphones, mesmo aqueles com pouca memória ou processador mais lento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As partidas, também chamadas de "quedas", têm início dentro de uma avião, quando até 50 jogadores sobrevoam uma ilha e decidem em que local querem saltar. Ao pousar de paraquedas, os jogadores encontram itens necessários para sua sobrevivência - kits médicos, que te ajudam a recuperar HP's (pontos de vida) perdidos; munição; mochilas; capacetes; coletes à prova de balas; e, principalmente, armas das mais variadas possíveis.

A partir de então, você deve escolher sua estratégia para atingir o único objetivo em comum: ser o último jogador vivo. No mapa, além destes itens, o jogador tem mais uma preocupação importante. Há uma "zona segura", também chamada de safe, que delimita o espaço em que é seguro ficar. Com o passar do tempo, esta zona segura diminui, e os participantes que estiverem fora dela são atingidos por um gás venenoso que consome seus pontos vitais, aumentando gradativamente. No início, o dano causado pode parecer pequeno, mas com o passar do tempo e com a diminuição do espaço que pode ser ocupado, além do gás venenoso, você deve se preocupar com a proximidade dos inimigos.

Além do jogo individual, na modalidade solo, é possível jogar em dupla (duo) ou em quarteto (squad), quando os companheiros de equipe buscam juntos a vitória. Nas modalidades duo e squad, se você for atingido pelos adversários e zerar seu HP, há uma segunda chance, já que seus companheiros de equipe podem te "reviver". Mas eles têm que ser rápidos, já que, além dos possíveis tiros de um adversário para te "finalizar", o HP extra diminui por conta própria.

Personagens do Free Fire

Como todo jogo eletrônico, o Free Fire contém uma narrativa. Inserida nela, há personagens diferentes que possuem habilidades especiais, baseadas em suas vidas anteriores. Olívia, por exemplo, trabalhava como enfermeira e pode ajudar seus companheiros dando HP extra quando os revive. Recentemente, o DJ brasileiro Alok virou um personagem no jogo, e possui uma das habilidades mais cobiçadas do jogo: quando ativada, uma aura é criada em torno do personagem, elevando sua velocidade e aumentando seu HP e o dos seus companheiros que estiverem próximos.

Uma das razões da popularidade do Free Fire é a fácil jogabilidade
Uma das razões da popularidade do Free Fire é a fácil jogabilidade (Foto: Reprodução/YouTube)

Também é possível jogar acompanhado de um pet. Alguns deles, como o gato e o cão robô, servem apenas para acompanhar o jogador e não influenciam o jogo. Mas outros pets que foram lançados mais recentemente podem oferecer habilidades especiais, como a pantera, que aumenta a capacidade da mochila carregadas pelo jogador.

O desempenho é medido através de patentes, sendo elas bronze, prata, ouro, platina, diamante e, por fim, o mestre. Essas patentes são obtidas com o acúmulo de pontos adquiridos durante as partidas do tipo Ranqueadas. Além dessa, é possível jogar nos modos Clássico (em duas ilhas diferentes, Bermuda e Purgatório), Contra Squad, Franco Atirador, Hora do Rush, entre outros.

Pode parecer muita informação, mas todas as características são facilmente aprendidas no jogo graças à simples jogabilidade. Não à toa, o jogo relativamente novo conquistou o primeiro lugar entre os mais baixados em smartphones em todo o mundo no ano de 2019.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar