Pancreatite está relacionada a uso de Mounjaro e Wegovy?

Pancreatite está relacionada a uso de Mounjaro e Wegovy? Médica explica

Inflamação aguda no pâncreas é relacionada ao uso de canetas emagrecedoras. A doença consta na lista de efeitos colaterais; veja o que diz especialista
Atualizado às Autor Yasmin Louise Szezerbatz Tipo Notícia

O uso das chamadas “canetas emagrecedoras”, como Mounjaro e Wegovy, se popularizou no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. Todavia, uma possível relação com pancreatite acendeu o alerta entre autoridades de saúde e especialistas.

Apesar de o risco ser considerado baixo, ele é real e consta nas bulas como um efeito adverso raro.

Especialistas reforçam que o acompanhamento médico é indispensável para identificar precocemente os sintomas e garantir a segurança do paciente.

A seguir, confira explicação de especialista sobre a relação da pancreatite e as canetas emagrecedoras.

Pancreatite é causada por “canetas emagrecedoras”?

O debate recente foi impulsionado por uma nota emitida pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido, que funciona como a Anvisa do Brasil, associando casos de pancreatite aguda ao uso desses fármacos.

Entretanto, para a maioria dos pacientes que utilizam a medicação sob prescrição, o risco de desenvolver complicações graves no pâncreas é mínimo.

“Já acompanhamos o uso dos análogos de GLP-1 há 20 anos e o risco de pancreatite, ainda que baixo, não é uma novidade”, detalha Rebeca Pinheiro, endocrinologista especialista em obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

“A perda de peso muito rápida, comum com esses medicamentos, pode favorecer o surgimento de pedras na vesícula, que por sua vez aumentam o risco de pancreatite”, explica.

Sintomas da pancreatite

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ser causada por diversos fatores, como cálculos na vesícula, excesso de triglicérides e consumo de álcool. Rebeca Pinheiro lista os sinais de alerta que exigem atenção imediata:

  • Dor abdominal intensa, geralmente sentida na parte superior do abdômen, podendo irradiar para as costas
  • Náuseas e vômitos persistentes
  • Febre e queda do estado geral de saúde

“É importante notar que os próprios efeitos colaterais comuns da medicação, como as náuseas, podem se confundir com os sintomas iniciais da pancreatite. Por isso, o diagnóstico precoce por um médico é fundamental”, aponta.

Outros fatores de risco e o uso sem acompanhamento

No Brasil, o medicamento em forma de canetas chegou oficialmente às farmácias em maio de 2025; entretanto, já se fala sobre ele há muito tempo. O País é, inclusive, o que mais realiza pesquisas sobre as canetas GLP-1 no mundo.

O grande perigo, contudo, reside no uso indevido para fins puramente estéticos por pessoas que não possuem indicação clínica de obesidade ou diabetes. Como o risco de desenvolver pancreatite é multifatorial, é importante que o uso seja avaliado e acompanhado por um médico.

Conforme ressalta a endocrinologista Rebeca Pinheiro, as canetas emagrecedoras são medicamentos e, portanto, devem ser tratadas como tal. Ela alerta ainda que pessoas com histórico de pancreatite, triglicérides elevados ou cálculos na vesícula devem ter cautela redobrada, sendo que, para esses grupos, o uso dessas substâncias não é recomendado.

“Se usados corretamente, os análogos de GLP-1 trazem inúmeros benefícios. O segredo é o uso dentro das indicações e com supervisão profissional, para qualquer sintoma sugestivo ser relatado e tratado prontamente”, finaliza a médica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar