Morango: qual melhor maneira de higienizar a fruta e como escolher
Sucesso no Brasil por sua versão "do amor", o morango é uma fruta delicada que exige alguns cuidados na hora da compra e da higiene; saiba quais
O morango voltou a ser um sucesso após a o viral da sobremesa conhecida como “morango do amor”, mas a fruta em sua versão in natura exige alguns cuidados na hora da compra e da higiene.
A seguir, saiba que cuidados são esses e confira dicas na hora de escolher os melhores morangos:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Como higienizar morangos da forma certa?
Antes de comer o morango na sua forma fresca ou utilizá-lo em alguma receita, é muito importante garantir que a fruta esteja devidamente limpa. Para isso, basta seguir alguns passos na hora de higienizar os morangos.
Passo 1
O primeiro passo é realizar a limpeza dos morangos, removendo impurezas, insetos e outras sujidades que podem estar na fruta.
Até mesmo os morangos embalados em bandejas de feiras e supermercados podem conter sujeiras, então é preciso colocá-los em uma vasilha com três gotas de detergente neutro para cada litro de água e esperar alguns minutos.
Depois, basta enxaguar os morangos em água corrente, unidade por unidade, conferindo quais estão aptos para o consumo.
Passo 2
Em seguida, é preciso desinfetar os morangos, reduzindo o número de microrganismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento.
Para isso, é preciso diluir 5 ml de água sanitária para um litro de água.
Os morangos devem descansar nessa solução por dez minutos e depois serem lavados em água potável.
Passo 3
Antes de armazená-los, eles precisam secar naturalmente.
Leia mais
Como escolher os melhores morangos? Veja dicas
Morangos estão disponíveis nas prateleiras dos hortifrútis durante todo o ano, mas costumam ser melhores durante o inverno, quando ficam mais carnudos e suculentos. Muitos ainda têm dúvidas na hora de comprá-los porque não sabem como escolher a caixa com os frutos certos.
A seguir, algumas dicas para evitar erros e garantir morangos fresquinhos para suas receitas.
- O tamanho não importa tanto: Apesar de serem bonitos, os morangos maiores correm o sério risco de serem aguados, isso porque os de tamanho médio ou pequeno são considerados mais saborosos e doces. Na dúvida, não se impressione pelo tamanho.
- Devem ter um vermelho vivo: Como uma fruta frágil, o morango se machuca com facilidade durante a colheita, embalagem e transporte. Assim, escolha frutas que estejam com aspecto intacto, evitando morangos com manchas ou que fujam daquele vermelho tradicional.
- Folhas no lugar: Conectada a dica anterior, para escolher morangos mais bem cuidados, vale a pena procurar aqueles que ainda estão com a casca e o talo com cores bem vivas. Isso é um sinal que a fruta está doce e suculenta, e por isso o talo deve ser retirado apenas depois da higienização.
- Conquista pelo cheiro: E por último, o aroma importa e muito na hora de escolher morangos frescos. Dê preferência aos frutos mais perfumados, porque é um sinal de fruta madura e suculência, diferente dos morangos verdes que não exalam um aroma tão concentrado.