Participamos do

Consumo de carnes é responsável por surgimento de pandemias, aponta pesquisa

Animais teriam a capacidade de "mesclar" o material genético de uma forma "ideal" para a mutação de vírus, segundo livro de pesquisadores brasileiros
18:50 | Jul. 06, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Especialistas brasileiros lançaram, no início deste ano, livro que mostra como o consumo de carnes tem potencializado o surgimento de surtos de doenças como Covid-19, Ebola, HIV e H1N1. Escrita pelos cientistas Cynthia Paim e Wladimir Alonso, ambos com doutorado em Oxford, a obra Pandemias, Saúde Global e Escolhas Pessoais alerta para a forma como a criação e o consumo de proteína animal pode levar a morte de milhões de pessoas no planeta.

A transmissão de vírus por animais, abordada no trabalho dos autores, já foi comprovada em casos como a gripe suína, provocado pelo vírus Influenza A, recentemente identificado em porcos na China. Além disso, existem indícios de que o ebola e o novo coronavírus tenham surgido de morcegos e teorias apontam que o HIV teria vindo de macacos.

| LEIA MAIS SOBRE SURTOS E CIÊNCIA |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conheça a origem do novo coronavírus, causador da Covid-19

Como se comportam as epidemias

Em meio à pandemia de Covid-19, novo surto de Ebola volta a preocupar

Em entrevista a revista Galileu, Cynthia explica que os animais têm a capacidade de “mesclar” o material genético de uma forma “ideal” para o vírus, sofrendo uma espécie de recombinação de substâncias no momento em que organismos diferentes invadem uma mesma célula.

Essa alteração é capaz de criar uma cepa viral com altas taxas de letalidade e de transmissão, como é o caso da gripe aviária e da Covid-19, respectivamente. No momento em que animais com essas mutações são utilizados como alimentação, o vírus infecta o organismo humano e fica passível de ser transmitido para a população. 

Isso explica o fato de os surtos de doenças provocarem milhões de mortes pelo mundo, uma vez que o corpo humano não conhece o vírus que está se alastrando dentro dele e não tem anticorpos necessários para combatê-lo. O novo coronavírus é o exemplo mais recente.

Durante a entrevista à Galileu, Cynthia acusa ainda o comércio de animais de ser um meio de propagação dos vírus, apontando a existência de ambientes conhecidos como “mercados úmidos”, que reúnem espécies silvestres de diferentes origens. As várias características genéticas presentes nesses meios favorecem, segundo a autora, o surgimento de novos vírus.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus > 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar