PUBLICIDADE
Notícias

Regra dos três segundos para comida que caiu no chão pode ser válida

Alimentos com alto teor de sal e açúcar são menos propensos à absorção de bactérias, segundo os testes

15:48 | 17/05/2012
NULL
NULL

De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Metropolitana de Manchester (MMU), a famosa regrinha dos três segundos para a comida que caiu no chão tem fundamento. O ditado popular afirma que se um alimento que caiu no chão permanecer nele por apenas três segundos, ele ainda poderá ser ingerido.

Para confirmar a veracidade do ditado, cinco alimentos diferentes foram usados nos teste: pão com geleia, macarrão cozido, presunto, biscoito e frutas secas. O critério para escolha desses alimentos deve-se pelo maior consumo e pelo diferente teor de água entre eles. Este último é importante porque a água é fundamental na absorção bacteriana, quando o alimento não é colhido imediatamente do chão.

O teste ocorreu nos seguintes procedimentos: todos os alimentos utilizados foram derrubados nos chão e apanhados em intervalos de três, cinco e 10 segundos. O objetivo era analisar em que grau esses alimentos poderiam estar contaminados por bactérias seriamente prejudiciais.

A descoberta foi que alimentos com alto teor de sal e açúcar são menos propensos à absorção de bactérias, pois poucas conseguem sobreviver nesse meio. Os biscoitos também podem ser considerados seguros, pois contém pouca água em sua composição.

Já outros alimentos testados como o macarrão cozido e as frutas secas, apresentaram indícios de bactérias após três segundos no chão. A bactéria detectada foi a Klebsiella, quem é responsável por doenças como pneumonia e infecções. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online

TAGS