Eleitores de Fortaleza com mais de 70 anos prometem sair de casa para votar no próximo domingo
Fortaleza conta com 130.868 pessoas de 70 anos ou mais aptas a votar, de acordo com balanço divulgado pelo TSE. A partir dessa idade, o voto é facultativo
Além de adolescentes de 16 e 17 anos, pessoas com idade a partir de 70 podem votar de forma facultativa nas eleições. Em todo o País, o número de eleitores nessa faixa etária e que estão aptos a votar é de 14.994.822, conforme balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Fortaleza, 130.868 pessoas de 70 anos ou mais fazem parte do eleitorado e, mesmo sem a obrigatoriedade, parte delas deverão ir às ruas para votar no domingo, 6.
Nesta terça-feira, 1º, o O POVO foi até a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, e conversou com alguns eleitores no local.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um deles é Francisco de Assis, de 86 anos, que, segundo ele, faz questão de sair de casa para votar. Mesmo considerando difícil, o idoso pontuou que planeja direcionar o voto para o melhor candidato.
“Eu acho que você não votar em uma pessoa que você acha que é direita, não muda nada. Mesmo não sendo obrigado a votar, você vai e escolhe o melhor. A coisa mais difícil, hoje em dia, é você saber qual o melhor”, disse.
O aposentado Oliveira, de 71 anos, também avaliou o voto como importante e, para ele, nem todos os candidatos têm “boa vontade”, mas pretende votar “em uma pessoa que ajude” a população.
“Eu acho importante. Não todos, mas tem uns que têm ainda boa vontade em ajudar as pessoas. Não são todos que têm a boa vontade. Eu quero votar em uma pessoa que ajude”, considerou.
A idosa Maria Adalgiza, de 82 anos, afirmou que “dá valor” ao voto e disse ser “patriota, brasileira” e alguém que gosta de votar.
O mineiro Rodrigo Bandeira, de 74 anos, está de passagem pela Capital e andava pela Praça do Ferreira na tarde desta terça. O turista também confirmou que votará no domingo, pontuando o fato de ser cidadão e considerar o voto útil.
Quais documentos levar para votar?
A Justiça Eleitoral aponta que é obrigatório levar um documento de identificação com foto para votar. São aceitos:
- Carteira de identidade
- Identidade social
- Passaporte
- Carteira Profissional reconhecida por lei
- Carteira Nacional de habilitação (CNH)
- Carteira de Trabalho
- Certificado reservista
- e-Título (para quem tem cadastro biométrico)
Segundo o TSE, os documentos mencionados podem ser utilizados mesmo com a validade vencida, caso o eleitor consiga comprovar a sua identidade.
Apesar de não ser obrigatório, o órgão também sugere levar o título de eleitor, para localizar a zona e a seção eleitoral, os comprovantes de votação das eleições anteriores e o CPF.
Certidão de nascimento, certidão de casamento e a carteira de trabalho digital não são aceitos.
A votação será aberta às 8 horas, de acordo com o horário de Brasília, e encerrará às 17 horas. O primeiro turno ocorrerá no domingo, 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro.