Elmano propõe apoio ao translado de cearenses mortos no exterior

Após morte de babá, Elmano propõe programa de apoio ao translado de cearenses mortos no exterior

Decisão vem após Governo do Estado custear o translado do corpo da babá cearense Lucinete Freitas, morta em Portugal em dezembro de 2025
Atualizado às Autor Taynara Lima Tipo Notícia

O governador Elmano de Freitas (PT) enviou nesta quarta-feira, 11, mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para criar o Programa Estadual de Apoio Humanitário ao Traslado e ao Sepultamento Digno, voltado a cearenses mortos no exterior. 

Em publicação nas redes sociais nesta tarde, Elmano afirmou que assinou e enviou a mensagem para a Assembleia. O governador destacou que a iniciativa é “essencial para garantir dignidade e apoio às famílias que enfrentam a dor da perda longe de casa”.

“Assinei hoje e enviei à Assembleia Legislativa a mensagem que cria o Programa Estadual de Apoio Humanitário ao Traslado e ao Sepultamento Digno de Cearenses vitimados no exterior. Uma iniciativa essencial para garantir dignidade e apoio às famílias que enfrentam a dor da perda longe de casa, assegurando suporte do Estado em um momento tão difícil, reafirmando nosso compromisso com a vida e com a solidariedade ao povo cearense, onde quer que ele esteja”, publicou. 

A decisão do governador vem após a morte da babá cearense Lucinete Freitas, de 55 anos, em Lisboa, Portugal, no dia 5 de dezembro do ano passado. Lucinete era natural do município de Aracoiaba, a 75,07 quilômetros de Fortaleza e, em janeiro deste ano, o Governo do Ceará informou que iria arcar com o translado do corpo de Lucinete. 

Investigação do Ministério Público de Portugal apontou que a babá teria sido morta com golpes de bloco de cimento na cabeça. O corpo da babá foi localizado em zona de mata em Lisboa no dia 18 de dezembro.

A principal suspeita do crime é a patroa de Lucinete, também brasileira e que não teve o nome divulgado. Ela está presa preventivamente e é investigada por homicídio qualificado, profanação de cadáver, posse de arma proibida e de falsidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar