Elmano escolhe Herbet Santos como novo procurador-geral de Justiça do Ceará
Escolhido foi o segundo de uma lista tríplice enviada ao governador e deve assumir a função a partir de 6 de janeiro de 2026
O governador Elmano de Freitas (PT) escolheu, nesta segunda-feira, 29, o promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará. Ele foi o segundo de uma lista tríplice e deve assumir a função a partir de 6 de janeiro de 2026.
"O ato será publicado no Diário Oficial de hoje. Desejo a ele muito sucesso na missão, e agradeço ao atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos", escreveu o governador petista.
O atual procurador-geral de Justiça do Estado, Haley de Carvalho Filho, foi o mais votado entre membros do Ministério Público do Ceará (MPCE). Em segundo, ficou Herbet. Em terceiro lugar, o procurador de Justiça Luciano Percicotti Santana.
Confira como foi a votação para a lista tríplice:
- Haley Carvalho: 307 votos;
- Herbet Gonçalves Santos, com 204 votos;
- Luciano Percicotti Santana, com 77 votos.
Quem é o novo PGJ do Ceará?
Promotor de Justiça, Herbet foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) de 2021 a 2025. No MPCE, ingressou em setembro de 2014. Natural de Juazeiro do Norte, ele passou pelas comarcas de Jaguaribe e outras unidades do Vale do Jaguaribe.
Foi promovido para a comarca de entrância intermediária de Iguatu e, depois, para a entrância final, em Fortaleza. Na Capital, atuou na Promotoria de Justiça de Combate às Organizações Criminosas.
O novo PGJ acumula experiência como conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça e como membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Entre 2009 e 2012, foi procurador do Amapá. Nos dois anos seguintes, foi defensor público na Defensoria Pública do Estado do Ceará.
O que faz o procurador-geral de Justiça?
A Procuradoria-geral de Justiça (PGJ) é o órgão de administração do Ministério Público, sendo que a administração Superior é formada também pelos Órgãos Colegiados (Colégio de Procuradores de Justiça e Conselho Superior do Ministério Público) e pela Corregedoria-Geral do Ministério Público.
O mandato é de dois anos, permitida uma recondução por igual período, na forma da lei complementar. O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público, embora cada procurador ou promotor de Justiça tenha independência para atuar nos processos de sua atribuição.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente