Psol anuncia pré-candidatura do professor Jarir Pereira para o Governo do Ceará
Escolha foi feita em reunião ordinária realizada com integrantes da sigla nessa sexta, 19
15:04 | Dez. 20, 2025
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) divulgou neste sábado, 20, que terá candidatura própria para a eleição ao Governo do Ceará em 2026. O nome escolhido para representar o partido na disputa do ano que vem é o do professor Jarir Pereira (Psol-CE).
De acordo com a nota assinada por Alexandre Uchoa, presidente do Psol Ceará, a escolha do pré-candidato foi feita em uma reunião ordinária realizada com os dirigentes da sigla nessa sexta-feira, 19.
Leia mais
-
Aldigueri considera oposição "completamente esfacelada" e acredita em vitória de Elmano no 1º turno
-
Guimarães afirma que Elmano disputará a reeleição e que PT está preparado para derrotar Ciro Gomes
-
Deputado da oposição diz querer Camilo candidato contra Ciro, mas base mantém Elmano
-
Plano Diretor: parlamentares do Psol dizem que Evandro "escolheu se opor" a movimentos sociais
Jarir Pereira é professor da rede estadual de ensino há mais de dez anos, integrante da direção do sindicato APEOC, que representa a categoria, e membro da executiva do partido.
Ainda de acordo com a nota enviada pelo diretório estadual do Psol, a primeira coletiva de imprensa com o pré-candidato deverá ser realizada "em breve, para iniciar o diálogo com os veículos de comunicação e com a população cearense".
Atualmente, o partido apoia o PT tanto em nível federal quanto estadual, com Adelita Monteiro (Psol) integrando o governo Elmano como titular da Secretaria da Juventude.
Em 2022, o Psol chegou a encaminhar a candidatura de Adelita para governadora, mas acabou de última hora decidindo apoiar Elmano de Freitas, que venceu a disputa ainda no primeiro turno. O atual governador tentará reeleição no ano que vem.
Nas eleições municipais de 2024, o Psol também lançou candidatura própria na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, com Técio Nunes (Psol), que obteve, aproximadamente, 9 mil votos. Atualmente, ele integra a gestão do prefeito eleito Evandro Leião (PT) e atua como titular da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza.