Elmano cobra aprovação do PL Antifacção e faz balanço da gestão

Governador se reuniu com secretariado para analisar balanço da gestão e comentou sobre as ações realizadas no Estado em diferentes áreas

18:55 | Dez. 20, 2025

Por: Taynara Lima
Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se reuniu com secretariado no Palácio da Abolição neste sábado, 20, para realizar balanço da gestão (foto: FERNANDA BARROS)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), comentou sobre a expectativa pela aprovação do Projeto de Lei Antifacção no Congresso Nacional e admitiu frustração com o adiamento da votação da medida, que voltará a ser discutida apenas em 2026. O comentário do petista foi feito na manhã deste sábado, 20, em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição, em Fortaleza, onde o governador se reuniu com o secretariado para realizar balanço anual da gestão

Ao falar sobre segurança pública, o governador cobrou que o PL Antifacção seja votado já no começo do ano que vem e compartilhou que gostaria de poder “virar o ano” com uma “lei mais moderna e atualizada”.

“Eu espero que, bem no começo do ano, o Congresso Nacional possa enfim aprovar a lei antifacção no país. Eu tenho até uma certa frustração, porque eu esperava que pudesse votar isso agora. Eu queria muito poder virar o ano tendo uma lei que fosse mais moderna e atualizada no enfrentamento às facções. Não conseguimos o acordo para votar no Congresso no final do ano e eu espero que na abertura dos trabalhos da Câmara e do Senado, especialmente da Câmara, a gente tenha no país uma lei antifacção que nos permita enfrentar a facção com a lei”, falou.

A medida já foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. No entanto, houve alteração no texto original e voltou para análise dos deputados antes da sanção do presidente Lula. Nessa segunda-feira, 15, após reunião com o presidente da Casa Legislativa, Hugo Motta (Republicanos-PB), líderes partidários informaram que as votações do PL Antifacção e da PEC da Segurança foram adiadas para 2026.

Elmano ainda considerou a importância da medida para evitar que alguns casos ocorram, citando a soltura de um chefe de organização criminosa nessa sexta-feira, 19.

“[Para] que não aconteça o que aconteceu esses dias, ontem, um comandante de uma facção criminosa, absolutamente perigoso, ser solto por uma decisão do poder judiciário em Brasília, sabendo todos nós, sabendo a polícia, sabendo a justiça, sabendo o Ministério Público, que é uma pessoa absolutamente perigosa e agora está solto. Agora, vai novamente a polícia procurar, investigar, a inteligência trabalhar para prender novamente alguém que estava preso e que, infelizmente, agora está solto”, apontou.

“Nós não podemos permanecer no Brasil em uma situação em que estamos todos nós aqui no Ceará, fortalecendo a Polícia Civil, fortalecendo a Polícia Militar, construindo relacionamento com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, saindo de 21 mil presos para 25 mil presos, e eu amanhecer com a notícia de que tem uma pessoa que comanda uma organização criminosa sendo solta”, continuou.

Balanço da gestão 

Além de comentar sobre a segurança pública do estado, o governador Elmano de Freitas mencionou algumas ações da gestão em diferentes áreas. O petista avaliou com otimismo o cenário econômico do Ceará, citando um “saldo muito positivo”, com crescimento acima da média nacional.

“Nós estamos alcançando um número acima de 160 mil empregos de saldo positivo no Ceará, com um crescimento econômico acima da média nacional, chegando quase que o dobro da média nacional e com investimento público da ordem de R$ 4,7 bilhões, maior investimento público da história do Estado, com contas equilibradas”.

Na área da saúde, destacou o processo de interiorização, mencionando a ampliação de serviços em unidades, a inauguração de hospitais, como o Hospital Universitário do Ceará, e o andamento de obras. 

“Nós temos hoje o Hospital de Acaraú fazendo cirurgias que antes não fazia, um reforço importante naquela região. Nós estamos já funcionando o Hospital de Itapipoca, entregue à população da região de Itapipoca. Nós temos o Hospital Universitário funcionando, o maior hospital público construído na história do Estado. Estamos a pleno vapor com previsão de entrega do Hospital de Crateús, que tem previsão de entrega em junho de 2026, e já em obra o Hospital de Baturité e o Hospital de Iguatu”, detalhou.

Na educação, segundo o governador, quase 50 mil estudantes da rede pública estadual ingressaram na universidade. Além disso, destacou a expansão do campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em diferentes localidades.

Elmano também comentou sobre a primeira operação-teste da Ferrovia Transnordestina realizada nessa sexta-feira, em um trajeto experimental entre as cidades de Bela Vista, no Piauí, e Iguatu, no centro-sul do Ceará. O petista ainda relembrou a inauguração do polo automotivo no município de Horizonte e o investimento da construção do data center do Tik Tok no Estado

“Nós estamos ontem com o fato histórico de termos a primeira viagem comercial na Transnordestina, chegando milho em Iguatu. Vamos chegar a oito mil empregos diretos na Transnordestina [...] A inauguração do nosso polo automotivo, que era um sonho do estado cearense e que agora já está produzindo carro elétrico. Com perspectiva de, no próximo ano, termos novas marcas sendo produzidas aqui no polo automotivo do Ceará. Deve iniciar o investimento do maior data center do país de 200 bilhões de reais aqui no estado”, disse.

A reunião deste sábado contou com a presença de titulares e integrantes das secretarias estaduais. Entre os nomes que marcaram presença, estão a vice-governadora Jade Romero (MDB), secretária da Proteção Social, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho (PSD), o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, entre outros titulares. 

Parte desse secretariado deverá deixar o comando das secretarias para concorrer à eleição do ano que vem, conforme exigido na lei eleitoral. De acordo com o governador Elmano, o prazo para isso acontecer será entre o final de março e início de abril de 2026.