André Fernandes diz que negociação com Ciro está suspensa; PL cobra "valores da direita conservadora"
Anuncio é decorrente de críticas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro a respeito da aliança firmada entre o deputado federal e o ex-governador do Ceará
20:41 | Dez. 02, 2025
O deputado federal André Fernandes (PL) anunciou, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 2, que as negociações com o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB) estão suspensas por tempo indeterminado.
Segundo Fernandes, a suspensão das negociações com Ciro n o Ceará foi motivada principalmente por um “ruído de comunicação” interno e pelo impacto da restrição de comunicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso por tentativa de golpe. A declaração foi feita após reunião da cúpula nacional do PL, em Brasília.
“Mas ao que tudo indica, pelo momento, nós vamos dar uma pausa, nós vamos repensar. Vamos analisar um futuro melhor para o Estado do Ceará e eu agradeço a confiança de continuar à frente nessa articulação. Espero poder ajudar e contribuir para que o Ceará se livre do PT no Estado, mas também dê a parcela de ajuda nacionalmente”, afirmou o deputado federal.
Assista à fala de André Fernandes:
Ao ser questionado sobre o período em que as articulações estão suspensas, Fernandes acrescentou que “não há prazo” para a retomada. O deputado federal menciona que, embora Bolsonaro e os senadores Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho estivessem cientes das articulações com Ciro desde abril, o desconhecimento por parte de Michelle Bolsonaro resultou em desentendimento durante o evento de lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao Governo do Estado, neste domingo, 30.
Leia mais
“A gente começou a avançar lá atrás, ainda com o aval de Jair Bolsonaro, a ciência e a autorização do presidente Jair Bolsonaro, Flávio está aqui do meu lado e acabou de dizer isso. Essas articulações com Ciro Gomes, que vem se colocando aí como oposição, feito oposição ao governo do PT no Estado do Ceará e mesmo que não tenha dito ainda que é pré-candidato ao governo do estado do Ceará, é o que está posto aí por muita gente”, defendeu André Fernandes.
O parlamentar cearense estava ao lado dos senadores Flávio Bolsonaro (PL) e Rogério Marinho (PL) durante a coletiva. Ao tomar a palavra, Flávio reiterou que descontentamento de Michelle foi fruto de um ruído de comunicação. “Todo mundo viu que mais uma vez houve um ruído de comunicação e todo mundo querendo acertar”, afirmou.
"Não tem divergência entre a gente, não tem briga, não tem confusão. Foi uma falha na nossa comunicação, na qual o André estava fazendo movimentos autorizados pelo Bolsonaro e a Michele não tinha conhecimento. Ela tem toda a razão de olhar para situação, como somos atacados muito no CPF, fora da política, que ela se indignar e como família, eu também sou alvo disso", justificou o senador.
Valores da "direita conservadora"
Em nota, o PL informou que André Fernandes "continua encarregado de buscar uma alternativa viável, que respeite os valores e princípios ligados à direita conservadora e que aumente as chandes de derrotar o projeto da esquerda no estado, capaz de reestabelecer a segurança, a ordem e o bem-estar dos cidadãos no Ceará".
"(...) as conversações que vinham sendo realizadas com o PSDB estadual estão suspensas. A estratégia a ser adotada pelo PL será definida após a análise e a aprovação, por parte da cúpula nacional e da presidência estadual do partido, das alternativas e projetos que serão apresentados pelo Deputado André Fernandes".
Apoio a Ciro Gomes vetado
Conforme apuração do colunista Guilherme Gonsalves, a reunião do PL decidiu vetar a aliança com Ciro Gomes no Ceará. Fontes confirmaram ao jornalista que André Fernandes comunicou por mensagem a decisão do partido. Os oposicionistas cearenses foram pegos de surpresa.
Leia mais
Michelle Bolsonaro desencadeou movimento
O desentendimento dentro do partido veio após fala de Michelle no Ceará. Durante discurso no evento de Eduardo Girão, a ex-primeira-dama criticou o Fernandes por articular aliança em torno de Ciro Gomes (PSDB) para disputa pelo Governo do Estado. Michelle deu um “puxão de orelha” no PL Ceará por conta da aproximação com Ciro. Na ocasião, ela citou nominalmente Fernandes e disse que, apesar do “orgulho” que sentia por ele, não seria viável apoiar uma pessoa que já criticou o ex-presidente.
Em determinado momento, a ex-primeira-dama pediu para que o cerimonialista lesse o título de uma manchete: “Ciro Gomes se orgulha de redigir inelegibilidade de Bolsonaro”. Após a leitura, Michelle se virou na direção de Fernandes e declarou: “É sobre isso, é sobre essa aliança que vocês se precipitaram em fazer”.
“Adoro o André, passei em muitos estados falando sobre o orgulho que tenho dele, do Nikolas, do Carmelo, da esposa dele que foi eleita, tenho orgulho de vocês. Mas fazer aliança com um homem que é contra o maior líder da direita? Isso não dá”, disparou no palco do evento.
Deputado rebateu Michelle e citou aval de Bolsonaro
Logo após o fim do evento, o deputado federal André Fernandes logo realizou uma coletiva de imprensa e comentou as falas de Michelle. O parlamentar ressaltou que a aliança com Ciro vem sendo construída desde o segundo turno das eleições de 2024. Na época, ele disputava a Prefeitura de Fortaleza e recebeu apoio de uma grande leva de nomes da oposição.
“Desde que a gente levou essa ideia de aliança ao presidente Bolsonaro, dia 29 de maio, quando me reuni e levei todos os parlamentares do Ceará para conversar sobre essa aliança. Eu tenho orgulho de dizer que estou construindo desde lá de trás, desde o final do segundo turno das eleições de 2024, porque eu entendo o momento aqui no Ceará”.
Fernandes contou que havia um combinado com Bolsonaro de que reuniões internas não seriam comentadas publicamente, mas abriu o jogo motivado pela atitude de Michelle. “Já que infelizmente a própria esposa do presidente Bolsonaro vem e tenta chega aqui e dizer que a gente fez uma movimentação errada”.
“O próprio presidente Bolsonaro, no dia 29 de maio, pediu para a gente lidar para Ciro Gomes no viva-voz. Ficou acertado que nós apoiaríamos Ciro Gomes. Logo em seguida o presidente Valdemar também. Só que o acordo era ‘é muito ruim Jair Bolsonaro se aproximar de Ciro Gomes, coloca o André que qualquer pancada o André aguenta”, mencionou. Na mesma conversa, segundo o deputado, Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, teria expressado que a união era “importante”.
“Eu não viria a expor, mas já que a esposa do ex-presidente Bolsonaro diz publicamente que a gente fez um passe errado, que foi precipitada essa aliança. Bom, então é uma aliança precipitada do próprio marido dela”, ironizou.
Filhos do ex-presidente reagiram
Nessa segunda-feira, 1, o senador Flávio Bolsonaro considerou que Michelle agiu de forma “autoritária e constrangedora” ao se dirigir ao deputado federal André Fernandes (PL-CE) e “atropelou” a articulação do PL no Ceará. O senador ainda afirmou que o ex-presidente Bolsonaro autorizou a aproximação do partido com o ex-governador Ciro Gomes. O senador falou em “tapar o nariz” para fazer alianças e aproveitar uma janela de oportunidade para enfraquecer o presidente Lula e o PT no Nordeste.
“A conta a ser feita no Ceará é a seguinte: ficamos com o discurso, não fazemos nenhum senador e ainda perdemos uma grande puxadora de votos para deputado federal, no caso da Priscila Costa ser a candidata ao Senado. Ou tapamos o nariz e tentamos fazer um senador, neste caso com a candidatura do pastor Alcides Fernandes, que tem um acordo de ser indicado para receber o segundo voto para senador no palanque de Ciro”, disse ao correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage.
Carlos e Eduardo Bolsonaro também se posicionaram e fizeram postagens em uma rede social endossando a fala do irmão.
“Meu irmão, Flávio Bolsonaro, está certo e temos que estar unidos e respeitando a liderança do meu pai, sem deixar nos levar por outras forças!” escreveu Carlos.
Seguindo a mesma linha, Eduardo também se pronunciou sobre o ocorrido: “Meu irmão Flávio Bolsonaro está correto. Foi injusto e desrespeitoso com o André Fernandes o que foi feito no evento. Não vou entrar no mérito de ser um bom ou mal acordo, foi uma posição definida pelo meu pai”, disse.
Nesta terça, após visita a Bolsonaro na prisão, Flávio Bolsonaro afirmou que contou sobre a situação ao pai e que se desculpou com Michelle.
“Falei para ele (Bolsonaro) que já me resolvi com a Michelle. Pedi desculpas a ela também. A gente vai ter uma reunião hoje no PL para criar uma rotina de tomar as decisões em conjunto. Lá no Ceará, como em outro estados do Brasil, não tinha nenhuma decisão tomada e ainda não tem. Isso vai ser conversado com a gente para, depois, o presidente Bolsonaro dar a resposta final”, declarou.
André e Michelle se encontraram
Em nota publicada na noite desta terça, o PL Mulher também afirmou que as conversas da sigla com o PSDB no Ceará estão suspensas e informou que André e Michelle se reuniram antes da reunião do partido nesta terça.
“Imediatamente antes da reunião, André Fernandes e Michelle Bolsonaro tiveram uma reunião privada na qual conversaram, oraram juntos e, em seguida, esclareceram as questões relacionadas ao evento do último final de semana. Ambos falaram da admiração que sentem um pelo outro e alinharam os próximos passos”, detalharam.
Além disso, destacaram que o deputado federal “continua encarregado de buscar uma alternativa viável que respeite os valores e princípios ligados à direita conservadora e que aumente as chances de derrotar o projeto da esquerda” no Ceará.