De 'tortura' a casa 'invadida' por mães, prefeito de Aquiraz divulga ações com vídeos de humor

De 'tortura' a casa 'invadida' por mães, prefeito de Aquiraz divulga ações com vídeos de humor

Bruno Gonçalves, ao lado da primeira-dama Carla Ibiapina, aposta em jeito diferente para comunicar ações da administração municipal em Aquiraz

Com as mãos amarradas por cordas, o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PRD), aparece com uma máscara cobrindo o rosto, rapidamente retirada pela vereadora de Fortaleza, Carla Ibiapina (DC) — primeira-dama aquirazense. Ela seguidamente mergulha o rosto do marido em um barril de água, onde se lê a palavra "Refis" e o cobra: "Bora prefeito, anuncia esse Refis, rapaz. Bora, vai anunciar não, prefeito?". Diante da "pressão", Gonçalves anuncia o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do Município.

O vídeo de humor brinca com uma simulação de tortura para fazer alusão à pressão que o gestor público enfrenta. O formato tem marcado a estratégia de comunicação do prefeito, com publicações do casal para anunciar as ações da gestão, com uso do humor. Médico ginecologista e obstetra, Bruno Gonçalves já foi deputado estadual e publica vídeos quase diariamente no Instagram.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Bruno é filho do ex-prefeito do Eusébio, ex-deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Fortaleza, Acilon Gonçalves.

Os posts repercutem entre seguidores. "Acho que a primeira-dama adorou gravar esse vídeo!", comentou uma pessoa sobre o vídeo em que Carla mergulha o rosto do marido no barril com água. A publicação foi feita no dia 16 de julho. "Dona primeira-dama edificando seu lar e sua cidade! Sempre diva!", afirmou outra internauta. "Nosso prefeito só quer ser a Virgínia", brincou a estudante aquirazense Laura Duarte, em referência à influenciadora digital Virgínia Fonseca.

Em 21 de julho, o prefeito teve a casa "invadida" por um grupo de mães que portava cartazes para cobrar por creches para as crianças. Elas sobem escada acima, vasculham os cômodos até encontrar Gonçalves já deitado. Ele sai debaixo das cobertas e, ao lado da primeira-dama — ambos de pijamas — anuncia então o Programa Mais Creches, que prevê a criação de 739 vagas em creches de Aquiraz. O vídeo termina com as manifestantes comemorando com o casal.

“Deu tempo nem pentear os cabelos”, comentou um seguidor, fazendo alusão ao fato de o prefeito estar simulando uma soneca.

Outro post — sobre o adiantamento da parcela do 13º salário — mostra Bruno sendo acordado com um balde d'água enquanto sonhava durante uma soneca na cadeira de balanço. "Não é sonho não, é realidade", diz ao anunciar que o 13º seria pago junto ao salário daquele mês.

"Quase matou meu prefeito afogado!", brincou internauta nos comentários. A própria vereadora Carla Ibiapina também comentou a cena: “Coisa mais linda, seja dormindo ou todo molhado! Te amo, meu gatinho”, declarou.

Para anunciar a "quinta do caranguejo" na Prainha, ele aparece com a esposa, ambos chupando patas do crustáceo, quando o gestor é interpelado por alguém que passa: "Folgado hein prefeito, terça-feira de manhã comendo caranguejo". 

A estratégia por trás do humor

As formas de divulgação adotadas por Bruno Gonçalves se baseiam, em grande parte, no uso dos reels, formato de vídeos curtos e verticais do Instagram.

Segundo a própria plataforma, esse tipo de conteúdo tem prioridade no algoritmo e é exibido com mais frequência inclusive para usuários que não seguem o perfil, ampliando o alcance. Relatórios da Hootsuite e da Sprout Social mostram que os reels geram até o dobro de engajamento em comparação com postagens estáticas.

Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que esse formato favorece a aproximação emocional entre líderes públicos e eleitores, contribuindo para uma imagem mais acessível e humana — o que explica a estratégia adotada por Bruno e por alguns outros prefeitos no Brasil.

No caso do prefeito de Aquiraz, os vídeos mostram desde bastidores de obras até momentos informais do cotidiano, o que reforça a ideia de proximidade com os moradores. "O objetivo é comunicar as ações da Prefeitura de uma maneira mais atual e que as pessoas gostem de ver, unindo o trabalho da gestão com o formato atual das redes sociais", informou a Prefeitura.

Questionada sobre o planejamento dos posts, a gestão afirmou que os vídeos são feitos de forma espontânea: “Na verdade, não há nada previamente planejado. Vamos tendo as ideias na hora e executando. Acho que é justamente por isso que fica tão espontâneo”, afirmou a assessoria.

Reações

O formato não é unanimidade. "Gente, que coisa mais sem noção e de mau gosto é essa? Como um gestor e uma primeira-dama podem ter coragem de gravar um vídeo desse utilizando técnica de tortura como algo engraçado e descontraído? Pior são os comentários de apoio à esse absurdo! Tô chocada", diz uma pessoa ao reagir ao vídeo sobre o Refis.

Outros aproveitam para fazer cobranças. "Enquanto isso, Iguape, Barro Preto e Batoque esquecidos", questiona um seguidor no vídeo sobre o caranguejo.

Mas há bastante recepção favorável. "Adorando a criatividade. Rsrsrs Parabéns Dr. Bruno. Aquiraz está cada vez melhor", é um comentário no vídeo das creches.

Porém, até quem aplaude aproveita para fazer pedidos ao gestor. "Dr Bruno arrasou. Sabe informar alguma previsão da pavimentação rua ao lado da Sol Leste?", indaga seguidora na mesma publicação.

Acompanhe as últimas notícias no O POVO News:

Assista também clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar