'Trump' e 'Respeita o Brasil' lideram reações nas redes sobre tarifaço americano
Repercussão do caso acumula mais de 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas no X. Relação com os EUA está estremecida após tarifaço anunciado pelo presidente americano ao Brasil. Dados foram obtidos a partir de levantamento da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados
O anúncio feito por Donald Trump na última quarta-feira, 9, de que as exportações brasileiras sofrerão uma taxação adicional de 50%, e a resposta do presidente Lula (PT) sobre a soberania nacional e reciprocidade econômica acumulavam mais de 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas no X até a manhã desta quinta. É o que mostra o levantamento da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados.
No X (antigo Twitter), o nome de Trump apareceu na 1ª colocação dos Trending Topics Brasil, acumulando mais de 36,5 milhões de citações (até as 9h15min desta quinta). Em segundo lugar, o termo "Respeita o Brasil" aparecia com cerca de 1,99 milhão; puxado por aqueles que defendem a resposta de Lula à tentativa de interferência por parte de Trump.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O volume de menções é muito maior do que em dias normais, indicando que a decisão de Trump de taxar a economia brasileira em 50% mobilizou um sentimento nacionalista nas redes sociais, que em sua maioria saiu em defesa do Brasil e, por tabela, do governo brasileiro”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “No X, as hashtags em defesa do Brasil são muito mais mencionadas do que aquelas críticas ao governo brasileiro", completa.
O levantamento mostra também que o nome de Eduardo Bolsonaro é o 3º colocado, citado mais de 693 mil vezes. A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis, além do número de citações ao termo, como o fator novidade — o quão recente é o tópico.
Nas primeiras 20 posições do ranking brasileiro da rede aparecem ainda "Bolsonaro Preso" (5º); Lula (6º); Traidor (7º); Agro (8º); Estados Unidos (11º); "CUSTO BOLSONARO" (13º); China (15º) e Bolsonaros (17), todos os temas relacionados à tarifação imposta pelos EUA.
Disputa
Há outros termos das mobilizações em destaque, tanto novos quanto já utilizados anteriormente. No campo da esquerda, são os casos de "Brasil soberano"; "Traidores da Pátria"; "Estamos com Lula" e "O Brasil é dos brasileiros". Já entre críticos do governo, são vistos termos como "Obrigado Trump"; "#ImpeachmentDoLulaJá" e "Culpa do Lula".
Ainda no X, uma análise amostral de 1,5 milhão de postagens em português, feita entre esta quarta e esta quinta (até 10h30), indica que o pico de conversas ocorreu às 20h da quarta-feira. Com mais de 270 mil interações, o presidente Lula figura no topo dos conteúdos mais compartilhados no X.