Eunício Oliveira não vai recuar da candidatura ao Senado, considera suplente Nelinho

Eunício Oliveira não vai recuar da candidatura ao Senado, considera suplente Nelinho

Licenciado do cargo, Eunício Oliveira (MDB) diz que não pretende retornar à Câmara como deputado federal em 2026

O deputado federal Eunício Oliveira (MDB) não deve abrir mão da pré-candidatura ao Senado Federal. Ele tirou licença da cadeira no Congresso para focar na pré-campanha e o suplente Nelinho Freitas (MDB) assumiu a vaga e deve ficar no cargo pelos próximos quatro meses.

Nelinho foi entrevistado pela rádio O POVO CNB Cariri nesta sexta-feira, 20, e afirmou que Eunício “não vê a possibilidade de voltar para o Congresso como deputado federal".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Eu tenho conversado muito com ele e, nada mais justo pelo seu trabalho pelo Estado do Ceará, foi o senador que mais mandou recurso para o Estado. Dentro desse contexto, ele já pontuou que será, sim, pré-candidato ao Senado. Então, nesse momento, ele não vê a possibilidade de voltar para pro Congresso como deputado federal", destaca Nelinho.

Eunício já havia dito que a preferência do MDB é disputar o Senado Federal. Segundo ele, há um entendimento do partido para os estados

“Houve um entendimento partidário que a preferência nos estados brasileiros fosse para reforçar o Senado, onde o MDB sempre teve muita força”, afirma Eunício. Segundo o deputado, a preferência pela Câmara Alta é uma opção partidária de nível nacional.

Desde o fim das eleições municipais de 2024, as duas vagas da Câmara Alta do Congresso Nacional estão tendo protagonismo no Ceará. Em entrevista para a coluna do jornalista do O POVO Henrique Araújo, o presidente nacional emedebista, deputado federal Baleia Rossi, reiterou a fala de Eunício: "a prioridade do MDB,nacionalmente, é a pré-candidatura do nosso deputado Eunício ao Senado".

Segundo o deputado Nelinho, os nomes de Eunício Oliveira, José Guimarães e Junior Mano são os mais competitivos na corrida senatorial.

“Na minha forma de enxergar a política, eu acho que esses três nomes somam melhor para que forme uma chapa mais forte para o próximo ano. Dentro dessas definições, o nosso apoio já está firmado para o nosso partido, que é o ex-senador Eunício Oliveira, obviamente pela sua história, pelo seu trabalho,” afirma Nelinho.

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) também já havia destacado que não desistirá da pré-candidatura ao Senado na eleição de 2026.

"Sou pré-candidato a senador! Não vou recuar. Já recuei várias vezes em outros momentos, a pedido do Cid e do Camilo. A hora é essa, democraticamente", declarou ao O POVO na sexta-feira passada, dia 13 de junho.

O próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), elogiou ambos, Guimarães e Eunício, quando visitou o Ceará, em março. Ele afirmou que os dois terão papel importante nas eleições de 2026.

Assim como o PT, o MDB ocupa cargos estratégicos no Ceará, como a vice-governadoria, que atualmente é ocupada por Jade Romero (MDB). Ainda para a coluna, o dirigente ainda afirmou: "o diretório estadual do Ceará tem total liberdade para buscar a aliança que for mais oportuna para a eleição do nosso senador".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar