Avião com deportados que chegou a Fortaleza tinha famílias separadas e criança nascida nos EUA

Avião com deportados que chegou a Fortaleza tinha famílias separadas e criança nascida nos EUA

Novamente os deportados dos Estados Unidos foram algemados e crianças chegaram sem o pai ou o pai veio sem os familiares

O terceiro avião de repatriados que chegou dos Estados Unidos ao Brasil pousou em Fortaleza nesta sexta-feira, 21, com 94 passageiros. Entre as situações identificadas estão famílias separadas, com parte dos membros deportados e outros não, e até uma criança nascida nos Estados Unidos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Novamente foi detectado o uso de algemas nos passageiros, retiradas quando o avião ingressou em solo brasileiro. Porém, mulheres e crianças não vieram algemadas, de acordo com Edilson Santana Gonçalves Filho, defensor regional de Direitos Humanos (DRDH) no Ceará da Defensoria Pública da União (DPU).

Ele conta que famílias chegaram separadas, com crianças na presença da mãe, mas cujo o pai permaneceu em solo americano ou o caso contrário, o pai foi deportado e a mãe e os filhos permaneceram nos Estados Unidos. Ao todo foram nove crianças no voo.

Criança que nasceu nos Estados Unidos

Ainda segundo Edilson, uma criança nascida em território dos Estados Unidos, filha de brasileiros, foi deportada. Ela não possui qualquer documento brasileiro e chegou com visto de turista. A idade não foi confirmada.

"Essa situação envolvendo crianças, envolvendo algumas famílias, é o que tem chamado nossa atenção. Inclusive um caso de uma criança que é americana. Ela nasceu nos Estados Unidos, não tem documento brasileiro, não se cadastrou no consulado e entrou com visto de turista. Isso quer dizer que os Estados Unidos deportaram uma americana para o nosso país, que é uma questão que nos preocupa sob o ponto de vista jurídico", afirmou.

Avião com repatriados chega a Fortaleza

Chegou a Fortaleza o segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos (EUA) a pousar na capital cearense. Trata-se do terceiro avião de repatriados a chegar ao Brasil desde o início do governo de Donald Trump, que adota política mais restritiva em relação a imigrantes.

O voo trouxe 94 brasileiros, sendo 9 crianças e 2 idosos. Fortaleza foi escolhida para evitar que os brasileiros percorram o território nacional algemados, além de encurtar a viagem.

Brasileiros presos 

Dois brasileiros que estavam no voo de deportados foram presos ao desembarcar em Fortaleza. Os dois estavam com mandado de prisão internacional em aberto, emitido pela Interpol. Um mandado foi emitido pelo Estado do Paraná e outro pela Justiça Federal em Minas Gerais.

Um mandado é por roubo e outro porarregimentar e levar cidadãos a outros países, informou José Antônio Simóes de Oliveira Franco, superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará.

Com informações da repórter Lara Vieira


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Donald Trump Estados Unidos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar