Guimarães defende nordestino presidente do PT: 'Por que não eu?'

O líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também indicou nos bastidores a preferência pelo nome de Edinho Silva para ocupar o comando da sigla

O deputado federal, José Guimarães (PT), líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, defendeu a escolha de um nordestino para ocupar a presidência nacional do PT, inclusive se colocando como opção.

Atualmente Guimarães é vice-presidente da sigla, presidida pela deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o parlamentar cearense também citou o senador Humberto Costa (PT), que tem carreira política em Pernambuco.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Por que não o Nordeste pela primeira vez depois do (José Eduardo) Dutra, por que não ter um nordestino na presidência do PT? Por que não eu? Por que não Humberto (Costa)? Por que não outros nomes do Nordeste? O Nordeste continua o sustentáculo maior do PT", ressaltou o líder.

Guimarães tem pretensões de concorrer ao Senado Federal nas eleições de 2026. Nos bastidores, é considerado favorito para presidir PT Edinho Silva, prefeito do município de Araraquara, localizado no interior de São Paulo. A eleição será no próximo ano.

Apesar do posicionamento, Guimarães ressaltou que é a própria Gleisi quem deve comandar a sucessão do comando do partido.

"Temos de fortalecer a Gleisi até para reconhecer o legado dela. Se tivesse dado errado, ela pagaria um preço altíssimo (...) O que a gente não pode é desmoralizar, porque essa mulher foi muito corajosa", reiterou o deputado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pt

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar