Carlomano rompe com sobrinho prefeito: "Quiseram fazer comigo o que Erika fez com tio Paulo

Presidente do MDB municipal, ele informou que deve ser reunir com demais lideranças partidárias para tratar do assunto

Denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por superfaturamento na compra de livros da rede público de ensino, o ex-prefeito de Pacatuba Carlomano Marques (MDB) se comparou ao tio Paulo, idoso que foi levado morto ao banco por uma sobrinha, ao anunciar rompimento com atual gestão.

Em publicação nesta terça-feira, 23, o ex-gestor informou "que não existe nenhum laço político-partidário" entre ele e o atual prefeito Rafael Marques (PSB), que inclusive é sobrinho do emedebista. "Estamos livres para lançar ou apoiar outra candidatura", garantiu Carlomano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

E seguiu: "Pela lealdade que tenho ao povo, em especial ao pacatubano, informo que esta decisão foi tomada porque quiseram fazer comigo o que a Erika fez com o tio Paulo".

Ele é presidente do MDB Pacatuba e avisou que se reunirá nesta terça-feira com o deputado estadual Danniel Oliveira, juntamente com o dirigente estadual da sigla, Eunício Oliveira, para definir o rumo do partido na cidade.

Em outra publicação, o ex-prefeito se dirigiu ao secretário de Assuntos Federais do Ceará e ex-deputado, Leonardo Araújo (PSB), classificando-o como "aquele que mente e rouba", e ao prefeito. "Quem tiver perna que corra!", finalizou.

Segundo Carlomano, nas próximas semanas, ele pretende "esmiuçar o rombo no PacatubaPrev, inclusive seus autores intelectuais e materiais".

Em nota enviada ao O POVO, Araújo afirmou que foi "surpreendido com a postagem". Ele também alegou que, como deputado, nunca interferiu em qualquer administração de prefeito aliado. "Nunca indiquei qualquer secretário ou cargo algum".

Segundo ele, a menção ao seu nome "foi direcionada e incentivada pelo deputado Danniel Oliveira, imbuída de um recalque originado pela incompetência, necessitando viver da sobra de um mandacaru, que não dá sombra nem encosto, ectoplasma do tio".

E seguiu: "Os ataques dessa família a mim não são a primeira vez, basta ver a foto de onde o meu amigo Carlomano saiu antes de atacar a mim e ao Rafael. Por mim, está perdoado”. Na imagem, o ex-prefeito apareceu ao lado de Oliveira. O secretário reafirmou nutrir "imenso carinho e respeito" ao ex-gestor de Pacatuba.

Carlomano e sobrinho Rafael

Afastado da prefeitura de Pacatuba, Carlomano renunciou ao cargo em fevereiro passado. Na época, ele explicou que a decisão era tomada para garantir o seu "direito de ir e vir", podendo voltar a circular pela cidade como "cidadão comum". Passou o cargo então ao vice-prefeito, o sobrinho Rafael.

Em abril do ano passado, Carlomano e oito secretários municipais foram presos acusados de irregularidade em contratação de empresas. Na época, a Justiça afastou os gestores das funções por 180 dias e determinou o encerramento imediato dos contratos da Prefeitura com empresas e pessoas físicas investigadas. Com problemas de saúde, Carlomano foi hospitalizado.

Diante do afastamento, o vice-prefeito, o sobrinho Rafael Marques, assumiu i9nterinamente o cargo de prefeito de Pacatuba.

Em novembro de 2023, Carlomano, o sobrinho e mais nove pessoas foram alvos de operação do Ministério Público do Ceará (MPCE). A ação girava em torno de crime contra a administração pública, falsidade ideológica e associação criminosa.

Encerrado o período da prisão temporária, o MPCE solicitou a prorrogação do afastamento de Carlomano por mais 180. Na ocasião da renúncia ao cargo de prefeito, o ex-gestor lamentou a situação.

"Infelizmente a Justiça, de uma maneira ao meu ver insensata, resolveu me afastar. Afastar Carlomano Marques da cadeira de prefeito de Pacatuba, me arrancar da cadeira de prefeito que o povo me colocou (...) Você não queira saber a minha dor, o meu sofrimento, as minhas angústias", disse em vídeo. Ao renunciar, transferiu o mandato em definitivo ao sobrinho vice, atual prefeito.

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Carlomano Marques Pacatuba MDB Rafael Marques

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar