VaiVem e Passe Livre Estudantil: entenda as diferenças dos sistemas de transporte público gratuito

Os dois projetos trazem o benefício de duas passagens gratuitas por dia para públicos diferentes em Fortaleza e na Região Metropolitana

O benefício que garante duas passagens gratuitas diárias aos estudantes de Fortaleza entrou em vigor na última segunda-feira, 13, cinco dias após ter sido aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A proposta, intitulada de “Passe Livre Estudantil”, foi encaminhada ao Legislativo pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Já nesta sexta-feira, 17, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, informou que o Passe Livre Intermunicipal, batizado de “VaiVem”, pretende contemplar não só os moradores da Região Metropolitana, mas também os habitantes da cidade de Fortaleza. Inicialmente, o projeto enviado pelo Governo Elmano de Freitas que está em tramitação na Alece previa o benefício somente aos moradores da RMF.

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“Após diálogo e entendimento com o governador Elmano, acabo de dar entrada numa emenda que garantirá os benefícios do Programa VaiVem Livre também para os moradores de Fortaleza, além da Região Metropolitana, que passarão a ter passagens gratuitas no transporte público metropolitano”, escreveu Leitão nas redes sociais.

“Mesmo tendo sido compromisso de campanha do governador Elmano essa gratuidade para os moradores da Região Metropolitana de Fortaleza, ele foi sensível ao nosso apelo, e ampliará o benefício também para a Capital. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa de grande alcance social e econômico”, completou o presidente da Alece.

Veja

Como funcionam as propostas

Passe Livre Estudantil

Para utilizar o benefício, os estudantes de Fortaleza precisam portar carteira de identificação estudantil emitida pelo órgão credenciado junto à entidade gestora do transporte público da Capital. Não será necessário realizar outro cadastramento prévio para ter acesso à gratuidade nas duas viagens diárias.

As viagens dos alunos serão identificadas por meio do Bilhete Único, permitindo maior controle dos usuários.

A Prefeitura de Fortaleza arcará com os custos da proposta. No entanto, é permitido que empresas de transporte públicos também auxiliem, com incentivos, à medida.

Com a aprovação do Passe Livre Estudantil, as tarifas metropolitanas e outros benefícios, como a meia passagem, não serão revogadas e continuam funcionando normalmente. Os estudantes que ultrapassarem as duas gratuidades do benefício, ainda poderão utilizar a meia passagem.

Passe Livre Intermunicipal

De acordo com o projeto proposto pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), o Passe Livre Intermunicipal tem como objetivo garantir a moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) gratuidade nos ônibus intermunicipais.

A forma como o benefício será utilizado ainda não foi explicada com detalhes, uma vez que a expectativa do governador era de que a medida fosse concretizada ainda no segundo semestre de 2023, o que ainda não aconteceu. Todavia, conforme a proposta, que está sendo analisada por deputados estaduais, serão concedidas duas passagens gratuitas para moradores da Região Metropolitana de Fortaleza que trabalhem na Capital e vice-versa.

“Estamos elaborando a proposta mais detalhadamente e, agora no segundo semestre, a gente deve implementar, estamos fazendo os devidos cálculos porque vamos ter que fazer nos ônibus, mas se não tem no ônibus, a gente tem que fazer nas demais rodagens”, explicou Elmano ao O POVO em julho deste ano.

Depois dessa ocasião, Elmano anunciou que, dentre as ações que já foram articuladas para a adesão da iniciativa, está a criação de um cartão de passagem específico para os moradores da RMF.

“Está definido que vamos ter um cartão, está definido que nós vamos anunciar para determinado município e, agora, vamos apenas acertar com o prefeito e com a empresa para que a gente possa, daqui a pouco, anunciar”, disse ele, sem informar qual a cidade que receberá primeiro o novo sistema.

De acordo com o petista, o principal desafio consiste em garantir que os ônibus disponham da tecnologia necessária para a implantação da medida e, isso só será possível por meio de diálogo com o Sindicato dos Ônibus (Sindiônibus) do Estado.

“Tem transporte complementar que não tem a maquininha, tá rolando uma negociação com o Sindiônibus para que, tanto o transporte regular, como o complementar, tivessem. Nós vamos integrar”, disse. “No segundo semestre, em algum momento, a gente vai entregar”.

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