Intervenção do PDT é suspensa pela Justiça e diretório de Cid é mantido

Cid Gomes e seu grupo apresentaram ação judicial para reverter a intervenção e tiveram decisão favorável

A Justiça determinou a suspensão do Processo Ético-Disciplinar e da intervenção aprovada na reunião da Executiva Nacional do PDT que retirou o diretório estadual eleito. Com isso, o senador Cid Gomes (PDT) é mantido como presidente do partido no Ceará.

A decisão é do juiz Cid Peixoto do Amaral Neto da 3ª Vara Cível. Ele intimou ao Diretório Nacional do PDT para que tome ciência do deferimento da tutela de urgência e apresentar contestação no prazo de 15 dias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O juiz entendeu que houve a demonstração da aparente aprovação da intervenção do Diretório Estadual do partido à revelia da manifestação da parte autora e sem o prévio conhecimento, além de apresentar indícios de ilegalidade na formação e condução do Processo Ético-Disciplinar.

De acordo com a decisão judicial, a concessão de tutela de urgência foi atendida pelos pressuposto de presença de elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

Com isso, o diretório estadual eleito em 16 de outubro com Cid Gomes presidente está mantido. O senador havia afirmado que ele e seu grupo daria entrada em uma ação judicial pedindo a nulidade do processo feito.

"Devemos dar entrada hoje numa ação judicial pedindo a nulidade de um processo que foi feito de forma completamente irregular ilegal da Comissão de Ética. No dia 27, foi votada a intervenção no PDT, depois que eles cuidaram de instituir um processo. Até hoje ninguém sabe o motivo", afirmou. A fala aconteceu após reunião do senador com seus aliados na noite de quinta-feira. 

Com informações do repórter Carlos Holanda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cid gomes pdt ceara justiça

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar