Assassinatos de três médicos no Rio de Janeiro; o que se sabe até o momento
Homens foram assassinados na madrugada desta quinta-feira, 5. Dentre eles estava o irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP)
Três médicos foram executados a tiros em um quiosque na madrugada desta quinta-feira, 5, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Uma quarta pessoa foi internada com ferimentos. Entre as vítimas está Diogo Ralf Bomfim, 35, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) e cunhado do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ).
A perícia encontrou no local 33 restos de projéteis de pistola calibre 9 mm de cano curto. Além de Diogo, Marcos de Andrade Corsato, 62, e Perseu Ribeiro Almeida, foram mortos. Daniel Sonnewend Proença, 32, foi encaminhado para um hospital do Rio e apresenta quadro estável.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A causa dos assassinatos ainda é indefinida. A hipótese de motivação política para o crime não está descartada.
Outra hipóteses levantada ao longo desta quinta-feira, 5, é de que as mortes ocorreram por engano e que o alvo do executores seria um miliciano da região de Jacarepaguá.
Grampo feito pela Polícia do Rio de Janeiro revela que os suspeitos de terem cometido os assassinatos foram avisados de que filho de miliciano rival estava no local.
Em julho, a deputada Sâmia Bomfim, disse em entrevista ao portal UOL que ela e sua família recebiam ameaças por emails, segundo a parlamentar, "das formas mais horríveis, sempre com requinte de crueldade".
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações. Ele afirmou que as mortes se trataram de execuções e o "armamento irresponsável" é uma das causas da violência no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou por suas redes sociais sobre o triplo homicídio. O chefe do Executivo disse ter recebido a notícia “com grande tristeza e indignação”.
"Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga", disse o presidente.
A deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS) divulgou uma nota, em nome de Sâmia Bomfim e Glauber Braga, na qual exige a “imediata e profunda investigação para descobrir as motivações” dos assassinatos. Na nota, eles exigem a identificação e prisão dos executores do triplo homicídio.
"Queremos agradecer todas as mensagens de solidariedade e apoio, que vieram de todos os lugares. Evidentemente, Sâmia está devastada nesse momento terrível de perda e dor, assim como o seu companheiro Glauber Braga, que a acompanha neste momento. Pelas imagens divulgadas pela imprensa, tudo indica que se trata de uma execução. Exigimos imediata e profunda investigação para descobrir as motivações do crime, assim como a identificação e prisão dos executores", diz a nota.
Leia mais