Taxa do Lixo: Sarto diz que não haverá juros e multa para quem não pagou durante suspensão

Liminar que suspendia a cobrança foi derrubada pelo Tribunal de Justiça do Ceará

Com a retomada da cobrança da Taxa do Lixo, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que não haverá cobrança de juros nem multa de quem não pagou durante o período da disputa judicial. O prefeito reconheceu que pessoas deixaram de pagar enquanto houve a suspensão.

Nesta quinta-feira, 29, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) revogou a liminar que suspendia a cobrança da Taxa do Lixo.

A cobrança estava suspensa desde 22 de maio, por medida cautelar do desembargador Durval Aires Filho. O mérito da ação contra a Taxa do Lixo ainda será julgado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Em decorrência dessa judicialização, algumas pessoas deixaram de pagar a Taxa do Lixo exatamente no momento inicial. Eu quero tranquilizar a todos os contribuintes. A Prefeitura não vai cobrar juros e multa para aqueles que nesse interregno não pagaram porque estava com uma certa inconsistência, haja vista que estava sendo discutida a constitucionalidade. Como a constitucionalidade foi devidamente comprovada, como nas outras capitais, nós vamos garantir ou por decreto ou por lei, quem for pagar a Taxa do Lixo não vai ter nem juro nem multa nesse período que estava judicializado", afirmou o prefeito.

Cobrança da Taxa do Lixo

A primeira parcela e a cota única da Taxa do Lixo venceu em 28 de abril. O parcelamento podia ser feito em até nove parcelas. A liminar que suspendeu a cobrança ocorreu em 22 de maio, uma semana antes do vencimento da segunda parcela. A terceira parcela, no cronograma original, venceria nesta semana, quando a suspensão ainda vigorava.

Com informações de Henrique Araújo

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Taxa do Lixo Fortaleza prefeitura de fortaleza prefeito josé sarto Julgamento Taxa do Lixo Taxa do Lixo de Fortaleza Suspensão da Taxa do Lixo TJCE Tribunal de justiça Julgamento taxa do lixo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar