Veja quem são os candidatos à presidência do Senado Federal

O atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), e o ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN) participam de disputa acirrada para assumir a presidência do Senado.

A eleição para a presidência do Senado Federal ocorre nesta quarta-feira, 1º. Rodrigo Pacheco (PSD) e Rogério Marinho (PL-RN) protagonizam a disputa, que se tornou bastante acirrada entre as bases de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O senador cearense Eduardo Girão (Podemos-CE) retirou a candidatura à presidência já durante reunião de preparação para a eleição e anunciou apoio ao candidato Rogério Marinho. Para ser eleito, o candidato deve receber 41 votos em primeiro ou segundo turno.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nesta quarta-feira, 1°, somente o presidente da Casa deve ser escolhido. As demais vagas da mesa diretora do Senado devem ser determinadas amanhã, quinta-feira, 2.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Presidente do Senado Federal na última legislatura, Pacheco disputa novo mandato com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele está no seu primeiro mandato como senador e, em 2021, foi o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a presidência.

Rodrigo Otavio Soares Pacheco foi eleito senador por Minas Gerais. Assumiu o mandato no dia 1º de fevereiro de 2019. Nasceu em Porto Velho, capital de Rondônia e é formado em Direito.

Rogério Marinho (PL-RN)

Filiado ao Partido Liberal, de Bolsonaro, Marinho foi ministro do Desenvolvimento Regional entre 2020 e 2022. Tem o apoio de três partidos: o PL, com 13 parlamentares; Progressistas, com 6; e Republicanos, com 4 parlamentares. 

Natural de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Rogério Simonetti Marinho adentrou em cargos políticos em 2000, quando foi eleito suplente de vereador na Câmara Municipal de Natal, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia durante o governo de Michel Temer (MDB).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

senado federal eleições para presidencia do senado rodrigo pacheco Rogério Marinho eduardo girão eleições Senado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar