Leucoplasia: entenda o que é a doença que fez Lula ser internado

Presidente eleito passou por procedimento e recebeu alta nesta segunda-feira, 21

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado neste domingo, 20, e passou por um procedimento para retirada de leucoplasia na região da garganta.

Lula teve diagnóstico da doença logo após o fim das eleições e antes de embarcar para o Egito em agenda pela COP27. O exame constatou inflamação causada pelo esforço vocal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O que é leucoplasia?

A leucoplasia é uma doença caracterizada pelo aparecimento de manchas ou lesões brancas, geralmente benignas, na parte interna da bochecha, língua, gengiva ou laringe.

Na laringe, os principais sintomas da doença são rouquidão, ardência na região e dor ao engolir, podendo ter diagnóstico mais frequente entre homens acima de 40 anos de idade.

A lesão é causada por acúmulo de tecido na região, que age como resposta à irritação no local causada por tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou refluxo gastroesofágico.

No último dia 12, o presidente eleito realizou exames de imagem, que tiveram resultados normais, além de exame de nasofibroscopia que detectou alterações inflamatórias causadas por esforço vocal. 

Durante a campanha pelas eleições presidenciais, uma das preocupações de Lula foi a voz, que falhou em alguns momentos dos discursos. 

O resultado dos exames realizados também constatou completa remissão do tumor que o petista teve em 2011 na mesma região.

Nesta segunda-feira, 21, o presidente eleito recebeu alta após passar por cirurgia para retirada da lesão. No boletim divulgado pelo hospital, também foi verificada a ausência de neoplasia.

Pelas redes sociais, Lula falou sobre o procedimento feito neste domingo e afirmou que está bem.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LULA LEUCOPLASIA leucoplasia lula saúde Lula lula internado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar