Preso pela PF, Milton Ribeiro já esteve reunido com pastores e parlamentares em Fortaleza

O ex-ministro da Educação chegou a recebeu uma "benção" especial dos lideres religiosos presentes em um templo religioso na capital

Alvo da operação da Polícia Federal que decretou sua prisão, nesta quarta-feira, 22, o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, já esteve em Fortaleza para participar de um culto celebrado na Igreja Apostólica Novidade de Vida, no bairro Sapiranga. O encontro aconteceu em novembro de 2021, em meio à crise que atingiu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Reunido com pastores, parlamentares conservadores do Ceará e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, o religioso recebeu diversas homenagens e apoios diante das suspeitas de interferências no Enem 2021. Na época, 37 servidores pediram exoneração de cargos em comissão no Inep, alegando fragilidade técnica e administrativa na gestão e inaptidão do presidente do órgão, Danilo Dupas. Também foram relatados casos de assédio moral por parte do gestor. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em evento na capital cearense, o ministro, no entanto, atribuiu os pedidos de exoneração a um “ruído” em relação ao recebimento da chamada Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) pelos servidores que elaboram as provas do Enem. De acordo com o ministro, esses servidores recebem salário, gratificação por Direção e Assessoramento Superior (DAS) e a GECC.

O ministro disse ainda não entender a polêmica e afirmou que o exame não deve ter "nenhuma interferência ideológica, nem de direita nem de esquerda". "Então, quero confirmar para você que tem filho e parente, as provas foram impressas há três meses atrás. Porque todo esse barulho?", disse.

Na tentativa de "abençoar" o então ministro do MEC, líderes religiosos presentes no local fizeram uma oração especial. "É uma batalha da guerra espiritual que esse homem está lá. É preciso de cobertura e oração. Tenho orado pelo senhor, orado na minha igreja pela vida de vocês, testemunhando o caráter desses homens de Deus. É uma grande guerra, mas a igreja foi feita para guerrear e vencer", falou um apresentador antes de passar a vez para o pastor da celebração.

Em março deste ano, Ribeiro voltou para Fortaleza para anunciar a liberação de R$ 21 milhões para investimentos em obras de infraestrutura na UFC, durante solenidade de inauguração de três laboratórios no campus do Pici. Na ocasião, ele criticou a existência de “política partidária e ideológica” dentro das instituições públicas de ensino superior e considerou que, desde a entrada de Cândido Albuquerque na reitoria, a UFC abriu mais espaço para atividades de pesquisa e inovação.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Milton Ribeiro MEC PF investigação pastores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar