Lula diz que Bolsonaro foi o presidente que mais se submeteu ao Congresso

O petista disse que nunca constatou tal relação entre o Executivo e o Legislativo federais desde a proclamação da República; Bolsonaro foi eleito prometendo relação oposta com Congresso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 31, que Jair Bolsonaro (PL) é o "mais subserviente" ao Congresso na história do país. O petista disse que nunca constatou tal relação entre o Executivo e o Legislativo federais desde a proclamação da República.

"É um presidente que disse que a política velha não ia mandar e que subordinou o seu mandato ao Congresso Nacional", disse Lula. "Porque nunca, desde a proclamação da República, a gente sabe de algum momento da história em que um presidente esteve tão subserviente, tão submisso ao Congresso Nacional, não ao Congresso como o todo, mas com os partidos que lhe sustentam", continuou o ex-presidente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A fala foi feita durante o seminário "Resistência, Travessia e Esperança", evento promovido pelo PT, do qual Lula participou por vídeoconferência. Deputados e senadores também marcaram presença. O ex-presidente afirmou ainda que o Executivo deixou de executar o Orçamento e o relator da peça hoje manda mais na economia do que o próprio ministro da pasta.

"Até a relação entre prefeitos e governadores está praticamente deixando de existir porque, quando os prefeitos precisam de alguma coisa, vão direto nos deputados e vice-versa, sem passar pelas instâncias normais", afirmou. O petista também voltou a dizer que o partido precisa atuar para eleger uma bancada grande de deputados e senadores no Congresso e que esta deve ser uma prioridade da sigla.

Mais notícias de Política

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula jair bolsonaro orçamento secreto emenda de relator eleições de 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar