Elias do Sargento, do PCdoB, derrota pedetista e é eleito prefeito de Jaguaruana

Na prática, ele mantém o cargo que já ocupava, mas na condição de "prefeito em exercício"

O candidato Elias do Sargento (PCdoB) foi eleito prefeito de Jaguaruana. Ele venceu Roberto da Viúva (PDT) em eleição suplementar realizada neste domingo, 7. A diferença entre os postulantes foi de 737 votos. A apuração das urnas terminou 18h44min, conforme o aplicativo Resultados, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Na prática, Elias mantém o cargo que já ocupava, porém não mais na condição de "prefeito em exercício". Ele era presidente da Câmara Municipal de Jaguaruana e assumiu o cargo após a chapa encabeçada por Roberto ser cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Jogo Político (@jogopolitico) November 7, 2021

Roberto da Viúva foi eleito em 2020, tendo de trocar de vice durante a campanha após Tribunal de Contas do Ceará (TCE) desaprovar as contas de Bebeto Delfino (PSB). A esposa de Delfino, Flávia Façanha (PSB), ocupou então o espaço na chapa.

Façanha, porém, não deixou o cargo comissionado que ocupava na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) - no gabinete de Antônio Granja (PDT) - três meses antes do pleito, razão pela qual o TSE cassou a chapa.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE), votaram nesse domingo 23,2 mil dos 26,7 mil eleitores de Jaguaruana. Em termos percentuais, a presença foi de 87,17% do eleitorado. O município teve um percentual de abstenção de 12,83% - 3,4 mil eleitores.

Mais de 450 pessoas participaram do processo eleitoral, como mesários, auxiliares de eleição, delegados de prédio, terceirizados, servidores da Zona Eleitoral, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE. 

O número total de eleitores poderia ter sido maior, de 26,9 mil. A data-limite para regularizar a situação eleitoral em Jaguaruana foi 9 de junho. Alguns eleitores irregulares não puderam votar.

Por meio da assessoria, o presidente da Corte, desembargador Inácio Cortez Neto, afirmou que o dia foi tranquilo e as ocorrências, "de simples resolução." "Estamos satisfeitos com toda a logística implementada nesta eleição, em especial com a transmissão da auditoria de Votação Eletrônica, que pela primeira vez foi realizada num pleito suplementar no Ceará", adicionou.

* Atualizado às 20h47min

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições jaguaruana eleições suplementares elias do sargento eleito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar